Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Voluntárias para Pesquisa

 

O Laboratório de Ciências do Exercício (Lace) da Universidade Federal Fluminense convida mulheres residentes em Niterói e São Gonçalo, para participar gratuitamente de uma pesquisa sobre o exercício físico e o sistema cardiovascular. O estudo, em andamento há alguns meses, precisa de mais pessoas do sexo feminino para prosseguimento de seus trabalhos.

A participação no estudo inclui a realização de exames de colesterol, triglicerídeos, glicose, eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, seguidos de treinamento e dieta supervisionados por uma equipe multiprofissional por três meses.

Todos os exames são gratuitos, e a frequência de treinamento é de três vezes por semana -– cada treino com duração de uma hora -–, podendo ser realizado de segunda a sexta-feira.

Para serem aceitas, as voluntárias precisam preencher alguns critérios, como estar acima do peso normal para a altura (Índice de Massa Corporal entre 25 e 29,9 kg/m2 ), ter idade entre 18 e 49 anos, não fumar, não praticar atividade física, não utilizar medicamentos regulares.

O Lace, criado em 1994, localiza-se no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense e é coordenado pelo professor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. O laboratório é considerado como referência nacional em estudos científicos sobre a relação entre o exercício físico e o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos).

O interesse nesse assunto é devido ao fato de as doenças cardiovasculares serem as principais causas de morte no país, e o exercício físico, um dos meios não-farmacológicos mais baratos e eficazes de prevenção e tratamento de doenças, principalmente as cardiovasculares.

Atualmente, o Lace, com apoio do CNPq, está investigando possíveis influências genéticas nas adaptações ao treinamento físico e dieta. Os resultados têm sido promissores, e já foram apresentados em vários congressos nacionais e internacionais.

Para participar, voluntárias devem ligar para os telefones 2629-2403 e 2629-2404, pelos quais podem ser obtidas outras informações, assim como pelo site responsável.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment