Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vestibular da Unirio

 

 A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) divulga o edital de vagas para o acesso aos cursos de graduação no primeiro semestre de 2010. A seleção visa ao preenchimento de 1.121 vagas, distribuídas por 32 cursos nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Exatas, das Ciências Humanas e Sociais, e das Ciências Jurídicas e Políticas. Em 2010, a UNIRIO oferecerá doze novos cursos de graduação. São eles: Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Filosofia, Engenharia de Produção, Letras, Licenciatura em Biblioteconomia, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Ciências
Matemáticas, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Filosofia e Serviço Social. O curso de Ciências Ambientais é o primeiro curso de bacharelado na área a ser oferecido no País.

A Unirio aderiu ao Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única para o ingresso de novos estudantes na graduação. Em breve, será divulgado um edital específico para os cursos de Teatro e Música que, além de utilizar os resultados do Novo Enem, terão um Teste de Habilidade Específica (THE).

A Unirio integra o Sistema de Seleção Unificada, instituído pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) para as universidades que adotarão o Novo Enem como única forma de ingresso. O candidato a uma vaga no ensino superior poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas instituições que adotarem a seleção única através do Novo Enem. Nesse sistema, informatizado e online, as universidades informarão quantas vagas têm
disponíveis para cada curso. O estudante que participou do Enem 2009 se inscreverá no sistema, que calculará sua nota final. O aluno poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo o período em que o sistema ficar disponível na Internet.

A Unirio já utilizava o Enem como uma das formas de ingresso desde 2001, quando 20% das vagas eram destinadas aos candidatos que optassem pela nota da prova do Inep. Há dois anos, 50% das vagas da Universidade passaram a ser direcionadas aos alunos que decidiram usar a nota do Exame como forma de ingresso.

A íntegra do edital de vagas está disponível no site da instituição.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment