Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vacinação do Idoso

 

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG/Unirio) abriu a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum. Promovida pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha pretende imunizar 80% da população com mais de 60 anos, o que corresponde a, aproximadamente, dois milhões de pessoas. A vacinação ocorre no Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento do HUGG (Cempe: Rua Mariz e Barros, 775 – Tijuca).

O Cempe irá receber idosos para imunização contra o vírus da gripe comum e também idosos portadores de doenças crônicas, para vacinação contra a gripe H1N1. Neste último caso, as pessoas vão receber a dose contra os dois tipos de vírus. A Campanha vai até o dia 21 de maio em 92 municípios fluminenses.

O estado do Rio de Janeiro conta com 1.300 postos de vacinação e cerca dois milhões de doses de vacinas contra o vírus da gripe comum. Essa é a 12ª campanha anual de vacinação contra a gripe para quem tem mais de 60 anos.

De acordo com estudos apresentados pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia.

As contra-indicações para a vacina são: alergia aos seus componentes, principalmente à proteína do ovo, e para portadores de doenças neurológicas em atividade. Pessoas gripadas, em estado febril ou com sintomas de dengue devem esperar melhorar, para depois se vacinar.

Sobre o Cempe:

A imunização contra a gripe é apenas uma das diversas ações promovidas pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento. O Cempe abriga as atividades do Grupo Renascer, criado em 1995, com o objetivo de promover a assistência à saúde integral do idoso, auxiliando a melhoria de sua qualidade de vida, transformando suas relações sociais e contribuindo para a formação dos profissionais e estudantes da Unirio envolvidos com o projeto. Coordenado pela nutricionista Maria Lucia Carneiro dos Rios Ferreira, pela psicóloga Maria Tércia Barroso Pereira Malta e pela fisioterapeuta Marta Cristina Ayres Neves Porto, o Grupo conta com cerca de 150 idosos que frequentam regularmente este Centro.

A equipe multiprofissional é formada por aproximadamente 100 integrantes, entre professores, técnicos, voluntários, monitores, bolsistas e estagiários. São desenvolvidas atividades educativas, culturais, sociais e recreativas, além de atendimento psicológico, médico, nutricional, fisioterápico e de serviço social, estimulação cognitiva e de memória, atividades físicas e consulta de enfermagem. As ações são realizadas nas dependências do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro que concentra um elevado percentual de idosos.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment