Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Universidade de Salamanca

Estão abertas as inscrições para professor-visitante brasileiro junto ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca (USAL), período letivo 2009/2010. O convênio entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a instituição espanhola tem por objetivo a intercâmbio de estudos sobre a sociedade brasileira.

São até quatro vagas, uma para cada área apoiada: Direito, Economia, Educação e Geografia. A permanência é de dois meses, período de 15 de janeiro a 15 de março de 2010. As atribuições dos selecionados são desenvolver pesquisa, elaborar estudos, ministrar aulas e colaborar com as atividades do CEB . O auxílio do CNPq é de R$ 14,3 mil por professor-visitante, valor não acumulativo com outras bolsas. A USAL complementa o montante, com €$ 600 mensais para cada pesquisador.

A Universidade da Espanha também garante local de trabalho e infra-estrutura para realização das atividades docentes, de pesquisa e preparação de aulas dos visitantes brasileiros; informações sobre alojamento; providências para o acesso às bibliotecas e um curso de espanhol gratuito ministrado pela Universidade.

O candidato deve possuir título de doutor; experiência profissional e produção técnico-científica compatível; currículo cadastrado na Plataforma Lattes; não estar aposentado e possuir vínculo empregatício/funcional com instituição de ensino superior (IES), ou centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos; dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa e ensino em nível de pós-graduação programadas pelo CEB/USAL.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de programa de atividades de pesquisa e ensino e encaminhadas ao CNPq exclusivamente por meio do Formulário de Propostas Online, disponível no site , até 10 de novembro. As candidaturas aprovadas serão divulgadas na página do CNPq a partir de 8 de dezembro deste ano.

 

Veja outras informações sobre o CEB/USAL  .

Para saber mais, consulte o Edital .

Show CommentsClose Comments

Leave a comment