Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UNIRIO – PARFOR 2011

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulga a primeira listagem de candidatos selecionados através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) para o primeiro semestre de 2011. A UNIRIO convoca os selecionados para matrícula, que será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Secretaria do respectivo curso. A lista de convocados por curso bem como locais e horários de matrícula estão disponíveis no documento anexo.

Os aprovados devem se matricular pessoalmente ou por meio de terceiros, desde que autorizados por procuração registrada em cartório. O não comparecimento no ato da matrícula implicará a perda da vaga.

Estão programadas duas reclassificações, cujas listas de selecionados serão divulgadas, respectivamente, no dia 11 de fevereiro (1ª reclassificação), com matrícula entre 15 e 16 de fevereiro; e em 18 de fevereiro (2ª reclassificação), com matrícula a ser realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) é resultado da ação conjunta do MEC, de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).

O plano é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), oferecendo cursos superiores de licenciatura públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. A inscrição nos cursos é feita por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Paulo Freire.

Saiba mais sobre o PARFOR em: http://www.freire.mec.gov.br .

Veja abaixo a documentação necessária para a efetivação da matrícula:

• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Duas fotos 3X4 recentes;
• Documento Oficial de Identidade;
• Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição (exceto para os candidatos desobrigados a votar por Lei);
• Certificado de Reservista ou Comprovante de quitação com as obrigações militares (apenas para o sexo masculino);
• Certificado/Diploma de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar do Ensino Médio;
• Cópia da publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio ou declaração original da Secretaria de Educação do Estado que comprove a autenticidade do curso (no caso de instituições privadas de Ensino Médio);
• Documento comprobatório de vínculo institucional;
• Documento comprobatório de atuação profissional na área do curso para qual foi selecionado.

Fonte: UNIRIO Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment