Artigos 1 de October de 2009
Unirio mantém o calendário
A Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) esclarece que o adiamento da aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 4 de outubro, não alterará o processo seletivo para os cursos de graduação de 2010 que continuará a ser o Enem.
A Profa. Malvina Tuttman, reitora da Unirio e representante da Região Sudeste no Comitê de Governança do MEC, recomenda que todos aguardem com tranquilidade as decisões que o MEC irá divulgar. O MEC informou que, por precaução, o Inep já havia elaborado mais de uma prova. O adiamento da prova em 45 dias só aconteceu em função da necessidade de imprimir as 4,5 milhões de provas, declara a reitora. Como a Unirio aderiu ao Enem como fase única, não deverá haver alteração no calendário escolar de 2010, que previa o início do primeiro semestre letivo para a primeira semana de março.
Em abril de 2009, a UNIRIO aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única para acesso aos cursos de graduação já para o processo seletivo de 2010. A Universidade já utilizava a prova como uma das formas de ingresso desde 2001, quando 20% das vagas eram destinadas aos candidatos que optassem pela nota no Enem. Há dois anos, 50% das vagas da Unirio passaram a ser direcionadas aos alunos que decidiram usar a nota do Exame como forma de ingresso.
Para a Profa. Dra Malvina Tuttman o processo de seleção unificado não apenas garante o acesso democrático às universidades públicas federais e incentiva a mobilidade estudantil pelo território nacional, mas também se apresenta como um norte para o Ensino Médio. O Enem é um modelo de seleção que auxiliará o processo de repensar a proposta curricular do Ensino Médio, no sentido de priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências, tais como senso crítico e raciocínio lógico. O Enem prioriza a integração dos conteúdos do Ensino Médio e a interdisciplinaridade, o que é um avanço em termos educacionais,
afirma a Reitora da Unirio.