Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UFF precisa de voluntários

O Laboratório de Ciências do Exercício (Lace) da UFF está convidando homens e mulheres, residentes em Niterói ou São Gonçalo, para participarem de um estudo, sem custo nenhum para os voluntários.

Os interessados precisam preencher alguns critérios. Para o primeiro projeto, de Risco Cardiometabólico, podem ser homens ou mulheres, mas devem estar acima do peso normal; ter idade entre 20 e 50 anos; não fumar e não praticar atividade física. Pessoas com diabetes e pressão alta podem participar, mas portadores de outras doenças, não.

Para o segundo projeto, de Hipertensão não tratada, estão sendo selecionados apenas homens, com idades entre 20 e 60 anos, não fumantes, que não pratiquem atividade física, não usem medicação regularmente (inclusive anti-hipertensivos), que tenham pressão arterial entre 140/90mmHg e 159/99mmHg e índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 34,9 Kg/m².

A participação no estudo inclui a realização de exames de colesterol, triglicerídeos, glicose, eletrocardiograma e aferição de pressão arterial, seguidos de treinamento e dieta supervisionados por uma equipe multiprofissional, pelo período de três meses. Todos os exames são gratuitos e a frequência do treinamento é de três vezes por semana, sendo que cada treino tem duração de uma hora e pode ser realizado de segunda a sexta-feira.

Os voluntários que participarem do projeto farão exames de sangue, urina, eletrocardiograma e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa). Além disso, terão consulta com cardiologista que, se necessário, iniciará o tratamento para hipertensão arterial ao final do projeto. Os voluntários que forem tratados serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial.

O Lace é considerado um laboratório de referência nacional em estudos científicos sobre a relação entre exercício físico e sistema cardiovascular. O interesse nesse assunto é devido ao fato de as doenças cardiovasculares serem as principais causas de morte no país, e o exercício físico, um dos meios não farmacológicos mais baratos e eficazes na prevenção e tratamento de doenças.

Os projetos são realizados com supervisão médica e os exames são gratuitos. Os interessados, para os dois projetos, devem ligar para 2629-2403 e 2629-2404.

O Laboratório de Ciências do Exercício está localizado no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense e é coordenado pelo professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega. Os dois projetos contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Fonte: UFF Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment