Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UERJ – VI Fórum

O Núcleo de Estudos das Américas convida para o VI Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas, com tema central Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade. O Fórum será realizado no período de 01 a 02 de junho de 2011, no Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e San Jose da Costa Rica, capital da Costa Rica no período de 08 e 09 de junho na Universidade Nacional de Costa Rica (UNA).

Com o propósito de discutir a situação das cidades na América Latina, o Núcleo de Estudos das Américas/NUCLEAS priorizou a temática intitulada Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade, destacando a cidade do Rio de Janeiro e San Jose da Costa Rica, capital da Costa Rica, onde serão realizados os debates.

O tema envolve além das discussões sobre as recentes tragédias ambientais causadas pelas chuvas, desmoronamentos e alterações geográficas, também questões pertinentes à implementar Políticas Públicas eficientes, crises no sistema de saúde, desigualdades sócio-econômicas, exclusões, cidadania e direitos sociais.

No período mencionado, universidades e comunidades terão oportunidade de juntas , nos espaços da UERJ e no âmbito internacional, na Universidade Nacional da Costa Rica discutirem e sugerirem projetos necessários para a construção de novos paradigmas sociais que contribuam para maior compreensão dos problemas cruciais que predominam nas grandes cidades do nosso continente e especialmente no Brasil.

Os temas propostos são os seguintes:

Economia e governabilidade: Cidades Rio de Janeiro e San José da Costa Rica
Meio Ambiente, Saúde e Direitos Sociais
Etnicidade, identidade e Cidadania

A participação no evento é livre e gratuita.

Para participantes que desejarem receber certificado e material do VI Fórum e aos que apresentarem comunicações, será cobrada taxa de inscrição.
Somente professores e alunos de Pós-graduação poderão apresentar comunicação.
Alunos de graduação só receberão o Certificado de Ouvinte.

Datas e Prazos:

As propostas de mesas coordenadas devem ser encaminhadas ao Comitê Organizador até o dia 15 de abril de 2011, pelo e-mail: [email protected]
A inscrição e envio de comunicação até o dia 20 de abril de 2011,pelo e-mail: [email protected]

ATENÇÃO

As mesas-coordenadas deverão ter no mínimo 03 e no máximo 05 participantes, além de vinculação com um dos eixos temáticos. As propostas deverão conter um título específico para a mesa e uma ementa geral, além dos nomes, vínculos institucionais, titulação e e-mail dos participantes.

As propostas de comunicações coordenadas deverão estar vinculadas a um dos temas de mesas-coordenadas e deverão conter as informações sobre o(s) autor(es) – nome, instituição de vínculo, titulação, e-mail.
Aquelas que forem aceitas serão organizadas pelos coordenadores de cada tema, seguindo o critério de afinidades temáticas para cada sessão.

Os resumos deverão ser digitados em Word 12, com, no máximo, 300 palavras e com espaçamento simples.

Período: 01 a 02 de Junho de 2011
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ
Campus Maracanã

Fonte: UERJ

Show CommentsClose Comments

Leave a comment