Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Transferência Externa Unirio

 

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) prorrogou, até esta quinta-feira, dia 27 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Externa e Reingresso para o 2º semestre de 2010 e o 1º semestre de 2011.

Os candidatos devem se inscrever por meio do site da Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA). Quem ão tiver acesso à internet, pode realizar a inscrição nos dias 25, 26 e 27 de maio, das 10h às 15h, no Centro de Apoio Online da COSEA, na Av. Pasteur, 296, Urca. A taxa de inscrição de R$35,00 deverá ser paga por meio de GRU, a ser impressa no ato da inscrição. O prazo de entrega ou postagem da documentação também vai até o dia 27 de maio.

A Unirio também publicou aditamentos que definem outras duas alterações importantes no edital. A primeira mudança é relacionada ao curso de Arquivologia, ampliando para oito o número de vagas de transferência e retificando o número de quatro vagas para reingresso. A segunda alteração refere-se à exclusão da cláusula 2.3 do Edital nº 041/201, que diz ser necessário que os candidatos “tenham concluído o ensino superior num prazo não superior ao número de períodos e com tempo inferior a oito períodos após a conclusão do curso de origem”. Assim, acaba-se com a restrição do tempo máximo para o candidato ter concluído a primeira graduação.

Podem se inscrever para transferência externa alunos regulares matriculados em Instituições de Ensino Superior, que tenham, no máximo, três reprovações em qualquer disciplina do curso, e que posteriormente tenham sido aprovados nas disciplinas onde houve reprovação. Parte das vagas é reservada a estudantes de instituições públicas, que deverão ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CR) superior a cinco (5.0) no último período cursado.

Os candidatos oriundos de instituições públicas serão aprovados e classificados de acordo com o CR, em ordem decrescente de pontuação. Já os candidatos egressos de faculdades e universidades privadas realizarão uma prova discursiva, com questões de acordo com a área de conhecimento. A prova está marcada para o dia 27 de junho, em horário a ser especificado no Cartão de Local de Prova (CLP), disponível no site da Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA) entre os dias 25 e 26 de junho. A listagem final dos aprovados e classificados será divulgada no dia 10 de agosto, no site da COSEA.

Para que candidatos estrangeiros concorram a reingresso ou transferência, é necessário comprovar proficiência em língua portuguesa (CELPE-Bras) e apresentar visto de permanência e passaporte válidos. A documentação deverá ter tradução juramentada.

Para mais informações, acesse aqui o site responsável pelo concurso de transferência externa da Unirio.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment