Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Teste de Habilidade Específica

Começam hoje, dia 24 de janeiro, e seguem até às 12h do dia 28 de janeiro, as inscrições para o Teste de Habilidade Específica (THE), destinado às vagas do primeiro e segundo semestre de 2011 dos cursos de Música e Teatro da UNIRIO. Para se candidatar a uma das 248 vagas oferecidas, os candidatos deverão acessar o site da Coordenação de Seleção e Acesso da Universidade (COSEA/UNIRIO) http://cosea.unirio.br. Para ingressar na área de Artes na UNIRIO, além da aprovação no THE, o candidato deve declarar sua nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado no ano passado.

Para os cursos de Interpretação e Licenciatura em Teatro, o THE consiste na realização de uma aula prática, com exercícios de corpo, voz, improvisação e interpretação, apresentação de cena teatral e arguição oral. Para o curso de Cenografia, os candidatos serão submetidos à prova prática de Desenho. Na área de Música, serão realizadas provas teóricas e práticas, conforme a habilitação escolhida. As provas serão realizadas no período de 14 a 25 de fevereiro.

O Instituto Villa-Lobos (IVL) oferece os cursos de Canto (5 vagas), Composição (6 vagas), Música Popular Brasileira (20 vagas), Clarineta (1 vaga), Contrabaixo (2 vagas), Fagote (4 vagas), Flauta Transversa (6 vagas) , Oboé (8 vagas) , Piano (6 vagas) , Regência (2 vagas) , Saxofone (4 vagas), Trombone (4 vagas) , Tromba (5 vagas) , Trompete (4 vagas), Viola (3 vagas), Violão (6 vagas), Violino (4 vagas) , Violoncelo (4 vagas) e Licenciatura em Música (48 vagas). Originário do Instituto do Canto Orfeônico, fundado por Heitor Villa-Lobos em 1942, o IVL é a única escola de música do País que oferece o curso de Música Popular Brasileira.

A Escola de Teatro da UNIRIO descende do Conservatório Nacional de Teatro, fundado em 1937 por Getúlio Vargas. Em seus bancos passaram diversas gerações das artes dramáticas do país, como Marco Nanini, Pedro Paulo Rangel, Stênio Garcia, Vera Holtz, Dira Paes, Camila Pitanga, Mateus Solano, entre muitos outros. Neste processo seletivo, são quatro cursos de graduação oferecidos em Teatro: Cenografia (20 vagas), Interpretação (50 vagas), Licenciatura em Teatro (20 vagas) e Teoria Teatral (16 vagas).

Acesse o documento com o Edital do THE, Informações específicas para cada curso de Música e Teatro e o Calendário deste processo seletivo.

Fonte: UNIRIO Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment