Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Série Unirio Musical

 

No dia 6 de abril, a Série Unirio Musical dá continuidade ao programa de concertos dedicados ao violão com a apresentação do Duo Maia de Violões, formado pelos irmãos Thadeu e Raphael Maia. O duo apresenta obras de Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, Sérgio Assad, Isaac Albeniz e Mario Castelnuovo Tedesco. As apresentações da Série Unirio Musical ocorrem sempre às terças-feiras, às 17h, na Sala Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da Unirio (Av. Pasteur, 436, Urca). A entrada é franca.

No dia 13 de abril, excepcionalmente, a Série deixa a programação sobre violões para dar destaque a um outro convidado especial: o pianista francês François Pinel, que vem desenvolvendo uma promissora carreira como solista e camerista, tocando nas principais salas de concerto pelo mundo. Acompanhado pela violinista e professora da Unirio Mariana Salles, François realizará um concerto com a “1a Sonata para violino e piano ‘Delírio’ ” e a “2a Sonata para violino e piano”, do compositor brasileiro Glauco Velásquez, peças raramente tocadas no País. No dia 20, é a vez do diretor da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), Luis Carlos Barbieri, apresentar obras de autores como Francisco Mignone, Edino Krieger e Radamés Gnatalli. Fechando o mês de abril, no dia 27, Nicolas de Sousa Barros, professor de Violão Clássico da Unirio, fará um programa de obras de Bach para diversos instrumentos.

Nos meses de março e abril, a programação é coordenada pelo professor do Instituto Villa-Lobos Clayton Vetromilla. “Procurei abarcar diversas vertentes do violonismo nesta edição da Série. Por isso, teremos música de câmara, solos e arranjos para violão de 8 cordas”, aponta Vetromila.

A Série Unirio Musical completa oito anos de apresentações musicais gratuitas semanais, às terças-feiras, às 17h. A Série integra o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, tradicionalmente realizado em setembro, além de ter uma programação fixa, em edições temáticas: Violões; Em Boa Companhia (duos e trios); A Voz Humana (canto solo, pequenos grupos e coros); Música Nova na UNIRIO (música contemporânea instrumental); Música de Câmara; Piano e Cia.; e Festival de Sopros.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment