Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seminário de Comunicação

Nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril acontecerá o “3º Seminário de Comunicação Social” organizado pelo Centro Acadêmico (CACOS) do curso. O evento deste ano conta com o apoio e a parceria do Diretório Central dos Estudantes do UBM (DCE/UBM) e da Pró-Reitoria Comunitária. Serão três dias de discussão onde serão abordados temas de extrema relevância para a formação de profissionais da área.

No primeiro dia acontecerá a “4º Conversa Regada” com o tema “Esporte e Comunicação – Uma parceria que dá jogo”. Serão quatro profissionais com experiência em comunicação, na área esportiva, reunidos no Bar Sarau (próximo ao UBM) em uma mesa-redonda para contar para os alunos um pouco de suas carreiras. “O Conversa Regada é um projeto da gestão anterior do CACOS. O primeiro aconteceu em 2006, pois acreditamos que as melhores conversas sempre acontecem em uma mesa de bar”, lembra Fabiana Longo, Coordenadora do CACOS e Diretora de Comunicação Cultura e Arte do DCE/UBM. “Os alunos reclamam sempre que as palestras não são voltadas para publicidade. Nessa mesa teremos um publicitário esportivo formado pela ESPM, que virá de São Paulo para o nosso evento”, conta. A mesa será composta também por uma assessora de imprensa e um comentarista esportivo.

No segundo dia acontecerão seis Grupos de Discussão (GD). Os temas são: Publicidade Governamental; Jornalismo Colaborativo; Comunicação e Mentira; Manipulação de Linguagem; Comunicação na Época da Ditadura e Publicidade: O Promocional com uma pitada de Institucional. Os GDs acontecerão nas salas de aula e as inscrições serão feitas na hora. “Esse formato de GD (Grupo de Discussão) é muito utilizado em eventos do Movimento Estudantil, faz-se a abertura do debate com uma explanação sobre o tema, depois os presentes participam com intervenções e perguntas.”, explica Shimeiny Nunes, Presidente do DCE/UBM e Diretora do Sul Fluminense da União Estadual dos Estudantes UEE/RJ.

No último dia do evento, será formada uma mesa-redonda no Salão Nobre Professor Jayme Dantas no Campus UBM Barra Mansa. O tema é “Novos Rumos da Comunicação Alternativa: Mídia Livre e Creative Commons”, com as presenças de Oona Castro (Intervozes); Tião Santos (Movimento Viva Rio) e Leandro Chemalle (UFSCar/UFABC). O mediador do debate será o professor Álvaro Britto. “Essa discussão será de grande importância para ampliarmos nosso conhecimento sobre direitos autorais e sobre a Conferência de Comunicação que está prevista para dezembro”, orienta Fabiana.

O evento que é gratuito será aberto para toda a comunidade. Os alunos de Comunicação estão dispensados das aulas e suas presenças contarão como horas de atividade complementar.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment