Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Puc Rio – Bolsa

Programa de bolsa que promoverá a mobilidade internacional para 100 estudantes e professores brasileiros para a Universidade de Pequin e Shanghai Jiao Tong em 2011.

Esta será a terceira edição do programa e conta com a participação de 22 universidades parceiras. Oferece aos alunos e professores uma aprendizagem da língua e da cultura chinesa com base em três temas: Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia. As aulas serão ministradas em instituições de ensino superior das cidades de Pequim e Shangai Jiao Tong.

Desde o lançamento em 2009, o Programa TOP CHINA Santander Universidades ganhou grandes proporções ao ser reconhecido em sua 1ª edição pelo seu pioneirismo e exemplo de colaboração para estreitar laços entre diferentes culturas.

Em 2010, a 2ª edição do Programa ampliou ainda mais o seu impacto na sociedade: 100 alunos e professores brasileiros foram beneficiados. A temática do curso foi “Better City, Better Life”(Cidade melhor, vida melhor), lema da Expo2010 Shanghai, China.

Para ter acesso à lista completa das universidades participantes em 2011 e ao formulário de inscrição acesse www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

Objetivo: promover o debate de temas de interesse global para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da humanidade nos ambientes urbanos do futuro. Foco em desenvolvimento sustentável.

Data limite para inscrição na PUC-Rio: 29 de Abril.

Benefícios: 3 semanas de imersão na China. Passagem aérea, despesas e procedimentos de visto e seguro saúde. Hospedagem e alimentações. Aulas de mandarim e cultura chinesa. Visitas a sítios históricos e culturais em Shanghai e Pequim.

Duração do programa: 3 semanas. Embarque previsto para 4 ou 11 de julho de 2011 (à confirmar)

Quantidade de vagas: 2

Áreas de estudo: Meio-ambiente, Sociologia e urbanismo.

Podem se inscrever: alunos de GRADUAÇÃO de cursos afins.

Critérios de eligibilidade, documentos necessários e processo de inscrição:

Formulário de inscrição fornecido pelo programa: Inscrições online: www.santanderuniversidades.com.br ou http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/cadastroChina.aspx  
* Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, imprimi-lo e encaminhá-lo junto com a documentação necessária para a CCCI.

Formulário de inscrição CCCI próprio para o programa Top China Santander Universidades: solicitar por e-mail ([email protected]);

Histórico Escolar atualizado;

2 cartas de recomendação de professores/pesquisadores da sua área de especialização, na PUC-Rio.

Comprovantes de outras atividades acadêmicas desenvolvidas

Comprovante de inglês fluente. Não é necessário TOEFL

Se bolsista, comprovação do tipo de bolsa recebida

Carta de apresentação expondo o plano de trabalho durante o programa
(máx. 2 páginas)

Curriculum Vitae

Foto 3×4

Cópia do RG e do CPF

Maiores Informações:

Daniel Castro – Coordenador dos Programas de Curta Duração
CCCI – Coordenação Central de Cooperação Internacional
Ed. Pe. Leonel Franca, 8° andar;
Telefones: 3527-1577 e 3527-1578 (ramal: 3)
E-mail: [email protected]

Horários de atendimento:
– Segundas-feiras: 17:30h às 19:00h
– Terças e quintas: 14:00h às 16:00h
– Quartas e sextas: 8:30h às 11:30h

Fonte: Puc Rio

Show CommentsClose Comments

Leave a comment