Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prova Rio

 

Cerca de 658 escolas municipais do Rio de Janeiro realizaram no dia 29 de outubro a “Prova Rio”, criada pela prefeitura para avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática, todos os anos. A previsão é de que no dia 3 de novembro, o exame seja aplicado às escolas municipais restantes do Rio.

A prova foi elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), ligado à Universidade de Brasília (UnB) e também será avaliada pela entidade.

A estimativa é de que sejam avaliados aproximadamente 127 mil alunos dos 3º e 7º anos do ensino fundamental. Para os 69 mil alunos do 3° ano, as provas serão objetivas, compostas por 14 questões de cada uma das disciplinas (Português e Matemática). A entrega dos resultados está prevista para acontecer até o dia 4 de dezembro.

Com esta medida, o principal objetivo da Secretaria de Educação do Rio é de gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). A idéia abrange ainda a avaliação de professores e funcionários das escolas, como parte do Termo de Compromisso de Desempenho Educacional, visando melhorias na rede municipal de ensino.

O IDE-Rio foi lançado em maio deste ano, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação (MEC) e medido em todos os municípios brasileiros por meio da Prova Brasil.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment