Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pré-Estréia na Unirio

 

No dia 23 de setembro (quinta-feira), às 18h30, o projeto “Cine CCH: aprendizagens com o cinema” realiza a pré-estreia do documentário “Carregadoras de Sonhos”. O longa dirigido por Deivison Fiuza tem como tema principal a educação, ao mostrar a rotina de trabalho de quatro professoras do Sergipe. A sessão, seguida de debate, acontece no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Av. Pasteur, 458, Urca. A entrada é franca.

“É um documentário que retrata questões comuns vividas pelo professores. Isso é muito importante porque ajuda a refletir sobre o dia a dia dentro e fora da sala de aula, principalmente para os estudantes de Educação, que são os futuros profissionais da área”, avalia a Profa. Adriana Hoffman, que coordena o Cineclube com a Profa. Marcela Fernandez, ambas da Escola de Educação da Unirio.

Além de abordar aspectos estruturais relacionados ao ensino e às condições de trabalho dos profissionais de educação, “Carregadoras de Sonhos” também faz uma análise da prática do magistério sob o ponto de vista das próprias personagens, cuja rotina é acompanhada pelas câmeras, quase sem a interferência dos realizadores, que percorreram o interior sergipano durante quinze dias para registrar a vida e o trabalho das professoras.

O filme é resultado de uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe, o SINTESE. A pesquisa qualitativa, feita durante o XII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, em novembro de 2008, buscou traçar um perfil das condições de trabalho dos professores no Estado, avaliando aspectos como alimentação, transporte, saúde, família, número de vínculos empregatícios, carga horária, condições físicas, didáticas e pedagógicas das escolas e perfil dos alunos. Com o levantamento, o sindicato constatou a necessidade de fazer um retrato do trabalho dos profissionais do magistério, representado pelas personagens do documentário sergipano.

Para saber mais sobre o filme, acesse: http://www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos/.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment