Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pilates na UCP

 

A Universidade Católica de Petrópolis inicia em setembro curso sobre a Metodologia Pilates para fisioterapeutas e educadores físicos. Estudantes destas duas áreas, já no 7º período, também podem participar. As inscrições vão até 15 de setembro. Ao todo, 200 horas serão divididas em uma ampla base teórica (108h/a), estágio supervisionado em studio montado na própria UCP (60h/a) e estágio (32 h/a) em outros studios de Pilates na região. As aulas serão às sextas, sábados e domingos.

O corpo docente será formado pelas fisioterapeutas Viviane Muniz de Souza e Cristiane Ferreira Farah, pós-graduadas e especialistas no Método Pilates, além de possuírem ampla experiência na técnica, aperfeiçoada em mais de oito cursos na área, como o de formação em Terapias Corporais, Antiginástica, Water Pilates, Bosu, Mobilização Articular e Neural, Posturas Globais, Normalização Articular,Iso Stretching, TRX Suspension Training.

O método Pilates prevê o condicionamento físico utilizando o corpo como peso e promovendo uma reeducação do movimento. Os exercícios têm como base a própria anatomia humana para restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular. Nos grandes centros, já conquistou adeptos e atualmente, a maioria das grandes academias de ginástica oferece a modalidade. Além disso, educadores físicos e fisioterapeutas abrem seu próprio stúdio e recebem cada vez mais alunos interessados na reeducação corporal criada no início do século passado pelo alemão Joseph Pilates.

Para elaborar a técnica, Joseph também foi influenciado pelo yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados na Grécia e Roma antigas. É dele também a criação dos primeiros equipamentos, na época da 1ª Guerra Mundial, quando utilizava amortecedores de carros alemães para fazer o contrapeso das molas atualmente utilizadas nos exercícios. Um dos grandes princípios do método é trabalhar em conjunto o corpo e a mente do indivíduo, utilizando condicionamentos físicos que envolvem respiração, concentração, controle, alinhamento, equilíbrio e integração de movimentos.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment