Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pesquisa Médica

 

Um estudo clínico para tratamento de asma persistente, leve ou moderada, está recrutando 130 voluntários entre 18 e 60 anos, de ambos os sexos, para participarem da pesquisa, que quer comparar os resultados obtidos com medicamentos fitoterápicos em relação aos convencionais. O prazo para recrutamento, anteriormente previsto para o mês de janeiro, foi prorrogado até fevereiro.

O estudo, coordenado pelo professor doutor Luiz Querino de Araújo Caldas, é realizado pelo Departamento de Patologia da UFF, junto à Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro. Segundo o professor Querino, “o objetivo do estudo é reduzir o custo do tratamento e diminuir o uso de medicação broncodilatadora, além de ser o fitoterápico um produto nacional”.

A pesquisa vai utilizar a modalidade de pesquisa clínica chamada Triplo-Cego, inédita na UFF, que consiste no desconhecimento absoluto, tanto por parte do paciente, como do pesquisador e até do farmacêutico, sobre que medicamento está sendo ministrado a quem. Apenas uma quarta pessoa, não envolvida na pesquisa, deteria as informações, para evitar o risco de manipulação.

Os interessados em participar da pesquisa devem ligar para os telefones (21) 2609-9056 ou (21) 7812 8471, para se informar sobre os procedimentos de seleção.

Os voluntários selecionados não terão qualquer custo com exames laboratoriais, medicamentos, alimentação ou passagens, durante o período de estudo.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment