Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nova unidade do UNIFESO

No dia 17 de março, em imóvel totalmente reformado e adaptado na Rua Tenente Luiz Meirelles, foram inauguradas as novas instalações do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), onde irão funcionar a Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito.

Compareceram à cerimônia de inauguração o Sr. Irineu Dias da Rosa, Presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e Chanceler do UNIFESO; professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO e Reitor do UNIFESO; professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; professor Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; professor Luiz Fabiano Freire de Oliveira, Pró-Reitor de Administração; professora Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO; professor Luis Gustavo de Azevedo, Diretor de Integração Ensino-Assistência; Adriana Coutinho Fonte, Diretora de Enfermagem; Michele Mendes Hiath, Diretora de Administração; professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); e professora Lygia Brandão da Silva Pombo, Supervisora do NPJ; além de coordenadores de curso, funcionários técnico-administrativos, professores e estudantes. Também prestigiaram o evento membros dos conselhos Deliberativo e Diretor da FESO.

“Nos reunimos hoje para dizer que estamos aqui para servir à população e oferecer aos nossos alunos melhor qualidade de ensino. E não vamos parar por aqui, brevemente estaremos inaugurando a ampliação do HCTCO, e para isso precisamos estar de mãos dadas, como estivemos até hoje, dirigentes, professores e alunos”, adiantou o Presidente Irineu Dias da Rosa.

Para o Reitor Luis Eduardo Possidente Tostes, “esse evento marca um novo começo da Instituição, que trabalha com dois segmentos muito importantes para a sociedade, que são a educação e a assistência de uma maneira geral, demandadas pelos cursos de graduação”. Ele lembrou ainda que faz parte da política da FESO discutir e contribuir para um futuro melhor da cidade.

Instalações dos ambulatórios: conforto e praticidade
A Unidade Ambulatorial dispõe de 34 consultórios destinados ao atendimento do SUS e 8 para consultas de convênios e particulares, atendendo em praticamente todas as especialidades. Os consultórios são amplos, informatizados, climatizados, e contam com apoio de sala de gesso e de exames como Raios X digital, ultrassonografia, ecocardiograma, doppler e posto de coleta de exames laboratoriais. Além dos consultórios, o espaço dispõe também de um mini-auditório, duas salas para trabalhos e reuniões em grupo e uma biblioteca para os estudantes.

Os ambulatórios do SUS funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h; e os dos convênios de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 12h. Os funcionários administrativos receberam capacitação nas áreas de informática e de recepção, já que a Unidade trabalhará com um sistema de prontuário eletrônico que futuramente será unificado ao do HCTCO.

Durante a inauguração, a Diretora Rosane Costa frisou que a importância das novas instalações não está só na mudança de estrutura física, mas na adequação dos espaços, principalmente para garantir aos pacientes e estudantes uma supervisão mais adequada, assim como possibilitar a humanização do atendimento e qualidade do ensino e da assistência. “É uma nova fase para o hospital com os estudantes, profissionais e gestores mais motivados, unidos, comprometidos, e com o objetivo definido de transformação do HCTCO numa unidade reconhecida, interna e externamente, por sua competência técnica e por sua transparência, onde todos nós possamos nos orgulhar como pessoas e profissionais de saúde”, resumiu.

NPJ: estudantes mais próximos da realidade
Já o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito, antes instalado na Calçada da Fama, é um centro de profissionalização destinado à capacitação e ao treinamento dos estudantes, fornecendo-lhes conhecimentos de ordem técnica e ética, visando transmitir a vivência do Direito dentro da realidade social.

O NPJ inicia o estudante na prática jurídica por meio de atividades reais ou simuladas, com prestação de serviços às comunidades carentes. A metodologia do estágio inclui a redação de peças processuais, assistência em audiências, técnicas de conciliação, visitas a órgãos judiciários e participação em palestras e seminários.

Com dez salas e atuando nas áreas Cível, Trabalhista, Criminal e Família, o NPJ atende a pessoas da comunidade com renda de até um salário mínimo e meio, com toda a atenção e conforto, já que o atendimento é agendado, evitando filas. A cada semestre letivo, cerca de 300 estudantes, supervisionados por 10 professores, atendem a 30 pessoas por dia, em média, tendo promovido em 2010 em torno de 800 causas.

Em seu discurso, a professora Lygia Pombo relembrou a implantação do núcleo, em 2001, para o exercício do estágio obrigatório. “O nosso atendimento continua gratuito, voltado às pessoas mais necessitadas. Desenvolvemos a nossa atividade procurando estimular e dar cumprimento ao projeto político-pedagógico do curso de Direito, o qual trabalha em cima da formação humanística e de qualidade dos nossos estudantes. Quando eles, orientados por nossos professores atendem a população, estamos fazendo com que nossos profissionais estejam preparados para o mercado de trabalho sem se distanciar dos preceitos humanísticos, éticos e de solidariedade”, apontou Lygia Pombo. O atendimento no NPJ acontece de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.

Raquel Oliveira
Assessora de Comunicação Social
Gerência de Comunicação e Marketing
Tels. (21) 2641-7031/7057

Show CommentsClose Comments

Leave a comment