Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Museu Ciência e Vida

O Museu Ciência e Vida, a ser implantado no prédio do antigo fórum de Duque de Caxias, centro do município de Duque de Caxias é um empreendimento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação CECIERJ. O projeto conta com a consultoria técnica e parceria de diversas instituições e empresas, como a Fundação Oswaldo Cruz e a Petrobrás.

O Museu será marcado por exposições interativas sobre os temas: energia, corpo humano e meio ambiente. Além das exposições o museu oferecerá à população um planetário, auditório multimídia, espaço para exposições temporárias, cyber café, loja de conveniências. Serão desenvolvidas atividades especiais voltadas para professores.

O consórcio liderado pela Concrejato Engenharia foi o vencedor da licitação para a construção do Museu de Ciência e Vida de Duque de Caxias. Orçado em aproximadamente R$ 10 milhões, o projeto será financiado pelo governo estadual do Rio de Janeiro. O museu terá 600 m² em quatro pavimentos, que abrigarão três exposições permanentes, uma delas sobre energia, com patrocínio já firmado com a Petrobrás.

Na próxima segunda, dia 30 de março, será lançada a pedra fundamental. A previsão é que as obras estejam concluídas até o fim do ano e a inauguração aconteça no início de 2010.

O Museu irá ocupar os três andares do prédio do antigo fórum do município de Duque de Caxias, que será totalmente reestruturado e remodelado. O espaço será também ampliado pelo acréscimo de um quarto pavimento, de um auditório e de um planetário fixo. Todos os andares serão ocupados por exposições abertas ao público.

Tais exposições serão compostas por ambientes temáticos e interativos, com conteúdos variados oferecendo diferentes atrações para todas as idades e interesses, combinando informação, conhecimento e diversão. Suas exposições agregarão diversas atividades educacionais, de extensão e de lazer inteligente. Estas ações visam lhe proporcionar uma identidade de museu dinâmico,  exercendo um importante papel nas esferas integradas ao projeto: educacional, científica e tecnológica.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment