Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça as melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro

Você está interessado(a) em cursar Psicologia no Rio de Janeiro? Neste artigo, saiba mais sobre o curso e quais são as melhores faculdades de Psicologia desse estado. Acompanhe!

Os psicólogos são conhecidos por cuidarem da saúde mental de seus pacientes. Na Psicologia Clínica, eles podem diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social. 

Para isso, entre outras funções, os psicólogos solucionam conflitos e questões, acompanham o paciente durante o processo de tratamento e cura e investigam os fatores inconscientes do comportamento, tornando-os conscientes.

Mas, não pense que a atuação desses profissionais se restringe somente à área clínica! Eles também podem atuar nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Social, Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Neuropsicologia.

Em atendimentos em empresas, hospitais, escolas, entre outras instituições, os psicólogos podem estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos e grupos, com o objetivo de análise, tratamento, orientação e educação. Além disso, eles ainda desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades da área.

Como é o curso de Psicologia?

O curso de Psicologia é uma graduação nível bacharelado, com duração média de 5 anos, sendo oferecido somente no formato presencial. O curso forma bacharéis em Psicologia, psicólogos e professores de Psicologia.

Segundo as Diretrizes Curriculares da graduação em Psicologia, o curso capacita profissionais a identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente, assim como avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos.

A grade curricular do curso agrega conteúdos da área da Saúde e das Ciências Sociais. Dê uma olhada abaixo em algumas disciplinas de Psicologia:

  • Filosofia e ética;
  • História da Psicologia;
  • Ética na saúde;
  • Psicologia do desenvolvimento humano;
  • Psicologia social;
  • Processos psicológicos básicos;
  • Psicologia da comunicação;
  • Clínica psicanalítica;
  • Saúde, gênero e sexualidade;
  • Psicologia e saúde do trabalhador;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia hospitalar;
  • Orientação profissional;
  • Psicologia escolar;
  • Psicologia jurídica.

Para se formar no curso, o estudante deve apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir, no mínimo, 200 horas de estágio supervisionado obrigatório. Já para a atuação profissional no mercado de trabalho, o recém formado precisa se credenciar no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Quais são as melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro?

Depois de escolher um curso, o próximo passo é escolher uma boa faculdade para estudar. Nesse momento, muitos estudantes ficam em dúvida sobre qual universidade escolher. Esse é o seu caso?

Para te ajudar a descobrir quais são as melhores instituições de ensino para estudar Psicologia no estado do Rio de Janeiro, o Rio Vestibular consultou o Guia da Faculdade, uma avaliação de cursos realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. 

O Guia da Faculdade avaliou quase 12 mil cursos de todo Brasil, com base na  a qualidade do projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura de cada curso. Os cursos foram classificados em 3, 4 e 5 estrelas e não estrelados.

Então, confira abaixo quais foram as melhores faculdades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro avaliadas pelo Guia da Faculdade!

Melhores públicas de Psicologia

Instituição de ensino Localidade Estrelas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rio de Janeiro 5
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Rio das Ostras 3

Melhores privadas de Psicologia

Instituição de ensino Localidade Estrelas
Universidade Santa Úrsula (USU) Rio de Janeiro 4
Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) Rio de Janeiro 4
Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ) Petrópolis 4
Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath) Niterói 3
Universidade Estácio de Sá Campos dos Goytacazes 3
Centro Universitário IBMR Rio de Janeiro 3
Faculdade Sul Fluminense (Fasf-RJ) Volta Redonda 3
Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) Rio de Janeiro 3
Universidade Estácio de Sá Niterói 3
Universidade Estácio de Sá Nova Friburgo 3

Onde estudar Psicologia?

Gostou da graduação em Psicologia? Além de escolher o curso que mais combina com você, também é preciso pesquisar bem sobre a instituição de ensino que você pretende ingressar e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Algumas instituições privadas oferecem bolsas de estudos, descontos nas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se interessou? Então, confira esta faculdade bem reconhecida pelo MEC para você estudar pagando pouco no Rio de Janeiro:

Leia também: Quanto ganha um Psicólogo no Rio de Janeiro? 

Já decidiu em qual faculdade do Rio de Janeiro você vai estudar? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!