Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça as melhores faculdades de Fisioterapia no Rio de Janeiro

Procurando por alguma faculdade de Fisioterapia no Rio de Janeiro? Veja quais são as melhores opções do estado, segundo o Guia da Faculdade!

O curso de Fisioterapia é muito popular e bastante procurado por estudantes que pretendem começar uma carreira na área da saúde. Para se tornar um fisioterapeuta, é preciso realizar um bacharelado que dura, em média, quatro anos e se formar em uma faculdade.

Ao longo da graduação, um estudante vai aprender as técnicas essenciais para preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções físicas e funcionais de pacientes, diagnosticando doenças e lesões e executando os procedimentos fisioterapêuticos necessários, seguindo as diretrizes curriculares do curso estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o diploma em mãos, é possível fazer o registro profissional junto ao conselho da região onde o profissional vai começar a atuar.

De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), que abrange o Rio de Janeiro, o piso salarial para fisioterapeutas que atuam no estado é de R$ 3.158,96 por mês. Este valor foi regulamentado pela Lei Estadual 8315, do dia 19 de março de 2019.

A formação de um bom fisioterapeuta e a busca por uma boa remuneração começam a partir de uma boa faculdade de Fisioterapia, e este texto vai te ajudar com isso!

Quais são as melhores faculdades de Fisioterapia do Rio de Janeiro?

Na hora de pesquisar onde estudar, há diversos fatores que levam um universitário a escolher por uma faculdade específica. Com tantas opções disponíveis, cada estudante leva em consideração pontos como proximidade da sua residência, preço e custo-benefício, qualidade de ensino, infraestrutura adequada e como a universidade é vista pelo mercado de trabalho.

Esses são alguns fatores determinantes na hora da escolha por uma faculdade. Para saber sobre a qualidade e infraestrutura das instituições, uma boa forma de pesquisar é pelos rankings universitários brasileiros, especializados em avaliar as instituições de ensino superior do país.

Com mais de 14 mil cursos classificados em sua edição de 2020, o Guia da Faculdade se tornou a avaliação universitária mais ampla e atualizada do Brasil. Feita por uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, o Guia 2020 contou com mais de 6 mil professores universitários voluntários para avaliar as faculdades em três itens: corpo docente, qualidade do projeto pedagógico e infraestrutura.

Cada item recebeu notas entre 1 e 5, sendo 1- ruim; 2-regular; 3-bom; 4-muito bom; e 5-excelente. Da média dos itens, os cursos foram classificados por estrelas, sendo 3, 4 ou 5 estrelas ou não estrelados, para cursos que tiveram a média menor que 2,5.

Ao todo, foram 15 faculdades de Fisioterapia no estado do Rio de Janeiro que tiveram a classificação como “boas” (3 estrelas) e “muito boas” (4 estrelas). Delas, 13 instituições são privadas e apenas duas são públicas.

Confira a lista completa das melhores faculdades de Fisioterapia no Rio de Janeiro, de acordo com o Guia da Faculdade 2020:

Instituição de ensino Município Tipo de IES Estrelas
Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) Rio de Janeiro Privada 4
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Rio de Janeiro Pública 4
Centro Universitário Anhanguera de Niterói Niterói Privada 3
Centro Universitário Celso Lisboa Rio de Janeiro Privada 3
Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) Barra Mansa Privada 3
Centro Universitário Gama e Souza (Unigama) Rio de Janeiro Privada 3
Centro Universitário IBMR Rio de Janeiro Privada 3
Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) Rio de Janeiro Privada 3
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) Petrópolis Privada 3
Universidade Estácio de Sá Nova Iguaçu Privada 3
Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro Privada 3
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro Pública 3
Universidade Unigranrio Duque de Caxias Privada 3
Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) Cabo Frio Privada 3
Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) Rio de Janeiro Privada 3

Existe curso de Fisioterapia a distância?

O Guia da Faculdade 2020 também se tornou pioneiro na avaliação para cursos de ensino a distância (EAD), mas não classificou nenhum curso de Fisioterapia nesta primeira edição. Ainda há uma divergência entre a Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB) e as universidades no embate entre ofertar ou não a graduação de Fisioterapia de forma remota.

Mesmo assim, há instituições que possuem a autorização do Ministério da Educação para ter cursos de Fisioterapia EAD funcionando. De acordo com o próprio MEC, no Rio de Janeiro há 12 faculdades que oferecem a graduação de Fisioterapia EAD. Entre elas, o Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Elas contam com diversas formas de ingresso, como nota do Enem, vestibular próprio e programas do governo federal, além de oferecer bolsas de estudo para novos ingressantes.

Leia mais: Quanto custa estudar Fisioterapia no RJ?

E então, se interessou por alguma das faculdades da lista acima? Conte para a gente nos comentários abaixo onde você pretende estudar este ano!

Show CommentsClose Comments

Leave a comment