Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica no Rio de Janeiro

O curso de Engenharia Elétrica no Rio de Janeiro é bem disputado pelos estudantes. Existem 22 faculdades de Engenharia Elétrica reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), das quais seis delas fazem parte do nosso ranking das melhores faculdades de Engenharia Elétrica do RJ. Veja a seguir quais são elas.

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica no Rio de Janeiro

Antes de escolher em qual faculdade irá fazer sua graduação, conheças as melhores instituições de ensino superior no Rio de Janeiro que oferecem o curso de Engenharia Elétrica.

O curso de Engenharia Elétrica no Rio de Janeiro

O curso nas universidades de Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos e se desenvolve em período integral, por isso os alunos precisam se dedicar muito aos estudos. São formados muitos engenheiros eletricistas todos os anos e para esse profissional se destacar no mercado de trabalho é necessário ter alguns diferenciais e cursar uma graduação em uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro é fundamental. O profissional dessa área pode exercer diversas funções como planejar, supervisionar e projetar trabalhos no setor de potência de energias. Além disso, ele pode desenvolver componentes eletroeletrônicos para manutenção de equipamentos hospitalares.

Principais disciplinas do curso de Engenharia Elétrica

A grade curricular do curso de Engenharia Elétrica é bem extensa para que os alunos possam se desenvolver com qualidade. O diferencial das melhores instituições de ensino superior no Rio de Janeiro é o ensino voltado para a prática, por isso eles necessitam fazer o estágio obrigatório e realizar trabalho de conclusão de curso, na parte teórica. Conheça as principais disciplinas do curso.

  • Física geral;
  • Geometria Analítica e Vetores;
  • Circuitos Elétricos;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Eletromagnetismo;
  • Fenômenos de Transportes;
  • Geração de Energia;
  • Estatísticas;
  • Instalação Industrial.

Características e habilidades necessárias ao engenheiro eletricista

O indivíduo que se interessar por esse curso precisa ter algumas características como gostar das disciplinas das áreas exatas, ter espírito de liderança e saber trabalhar em grupo.

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) avalia com três tipos diferentes de exames e observações nas instituições de ensino superior do Brasil. As notas distribuídas são de 1 a 5, sendo que as notas 1 e do 2 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Após a realização das avaliações, os resultados são divulgados no site oficial do MEC. Confira a seguir cada uma delas:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC): nela avalia-se e observa-se as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC): consiste em uma nota final gerada a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota satisfatória no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): esse exame avalia todas as áreas do conhecimento de cada faculdade e tem por objetivo saber como as graduações estão qualificando os futuros profissionais. Por isso, ela é aplicada no início e no último ano de cada curso, obrigatoriamente para os alunos selecionados.

Como descobrir a nota do MEC para o curso de Engenharia Elétrica

No site do e-mec estão disponíveis todas as notas das avaliações e para descobrir quais são elas é necessário seguir os seguintes passos:

Clique em consulta avançada e posteriormente selecione a opção “Curso de Graduação” e escreva Engenharia Elétrica. Ainda na mesma página, no campo UF, escolha o estado do Rio de Janeiro e o município que desejar. Assim, você conseguirá conhecer todas as três notas atribuídas pelo MEC. Se no campo das notas mostrar um traço (–), isso pode significar que a faculdade não foi avaliada ainda.

Principais áreas de atuação da Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista pode exercer suas funções em diversas áreas do mercado de trabalho. Vejas algumas delas:

  • Automação;
  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica;
  • Engenharia biomédica;
  • Hardware e programação;
  • Instrumentação;
  • Microeletrônica;
  • Telecomunicação.

Você já sabia que essas faculdades de Engenharia Elétrica são as melhores do Rio de Janeiro? Conte para nós nos comentários tudo o que conhece sobre esse assunto e se você deseja estudar em uma dessas instituições de ensino superior.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment