Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhores faculdades de Agronomia do Rio de Janeiro

Quando chegar o momento de escolher uma instituição de ensino superior para fazer o curso de Agronomia, é de suma importância pesquisar qual universidade de Agronomia oferece o ensino e aprendizagem de qualidade e uma infraestrutura que fornecerá os quesitos necessários para que o aluno se desenvolva adequadamente para atuar no mercado de trabalho. Por isso, apresentamos a seguir a melhor faculdade de Agronomia do Rio de Janeiro. Além disso, veja também como esse curso se desenvolve na faculdade no RJ.

O curso de Agronomia no Rio de Janeiro

O setor agropecuário no Brasil tem sofrido uma forte expansão, por isso tornou-se fundamental o surgimento de novos profissionais qualificados nessa área, que sejam capacitados e saibam reconhecer se os produtos possuem qualidade. Esse profissional precisa conhecer métodos eficientes e adequados para o manuseio de equipamentos, a fim de melhorar a produção. Além disso, o profissional especializado precisa entender e controlar as pragas que podem surgir em uma lavoura. Desse modo surgiu o curso de Agronomia em todo país, porém trataremos em especial nesse artigo do curso de Agronomia no Rio de Janeiro, que se desenvolve em cinco anos e em período integral. O profissional formado em Agronomia é o engenheiro agrônomo.

O agrônomo é o profissional responsável por estudar, analisar e acompanhar os processos da produção agropecuária, desde o plantio até o estoque. O ensino-aprendizagem dos alunos das melhores faculdades de Agronomia é baseado tanto na teoria quanto na prática.

Principais disciplinas do curso de Agronomia

As melhores faculdades possuem essas disciplinas em suas grade curricular, porém em algumas faculdades essas disciplinas podem possuir outro nome, mas com a mesma ementa.

  • Física;
  • Matemática;
  • Química geral e orgânica;
  • Botânica;
  • Anatomia, fisiologia e bem-estar animal;
  • Zoologia agrícola e parasitologia;
  • Gênese e classificação do solo;
  • Máquinas, motores agrícolas e energia;
  • Fisiologia vegetal;
  • Agrometeorologia e climatologia;
  • Topografia básica e planimetria;
  • Manejo e utilização de pastagem;
  • Plantas bioativas.

Características e habilidades necessárias para ser um bom agrônomo

Para o indivíduo conseguir ser um bom profissional é necessário que ele tenha conhecimentos na área das ciências biológicas, goste de estar no meio rural e saiba a importância das plantas, dos animais e do solo para a sociedade.

Melhor Faculdade de Agronomia no Rio de Janeiro

Existem, hoje em dia, duas faculdades de Agronomia no Rio de Janeiro. No entanto somente uma delas obteve resultado satisfatório nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Conheça a melhor faculdade de Agronomia no Rio de Janeiro.

Como as faculdades são avaliadas pelo MEC

As instituições de ensino superior do Brasil são avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) a cada três anos por três tipos diferentes, porém complementares, de avaliação que observam tanto o ensino-aprendizagem do curso quanto a infraestrutura oferecida pela universidade. Logo após a realização das avaliações as notas obtidas por cada faculdade são postadas no site oficial do MEC. As notas distribuídas são de 1 a 5 por cada avaliação, Entretanto as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Desse modo, veja a seguir cada uma delas:

A primeira avaliação é o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Nessa avaliação são observados as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, o plano pedagógico, os alunos, os recursos didáticos e pedagógicos.

A segunda avaliação é o Conceito do Curso (CC), que é uma nota final feita a partir de uma visita presencial, porém as faculdades que possuem nota 3, 4 ou 5 no CPC podem escolher por não receber a visita do MEC.

A terceira avaliação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse exame é realizado a cada três anos para todos os cursos de todas as áreas dos conhecimentos. O interesse dessa avaliação é descobrir como as graduações estão se desenvolvendo e se os alunos estão aprendendo o necessário. Por isso, ela é aplicada no início e no último ano de cada curso, obrigatoriamente para os alunos selecionados.

Como descobrir a nota do MEC para o curso de Agronomia

Alguns passos para descobrir quais são as melhores faculdades de Agronomia no Rio de Janeiro são necessários seguir. Veja quais são eles:

Primeiramente acesse o site do e-mec e comece a fazer sua busca da seguinte forma:

Clique em consulta avançada, logo após selecione a opção “Curso de Graduação” e digite Agronomia. Ainda na mesma página, no campo UF, escolha o estado do Rio de Janeiro e o município que desejar, se você desejar pois é opcional. Assim você já poderá realizar sua pesquisa.

Por esse caminho torna-se mais fácil conhecer todas as três notas atribuídas pelo MEC. Quando algum campo mostrar no lugar da nota um traço (–) pode significar que a faculdade não foi avaliada ainda.

Principais áreas de atuação do agrônomo

Veja as principais áreas de atuação do engenheiro agrônomo:

  • Administração rural
  • Defesa sanitária
  • Engenharia rural
  • Fitotécnica
  • Manejo ambiental
  • Produção agroindustrial
  • Zootecnia

Você sabia que essa faculdade de Agronomia é a melhor no Rio de Janeiro? Conte para nós nos comentários tudo que você sabe sobre esse assunto e se você pretende cursar a graduação em Agronomia no RJ.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment