Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jornada Arquivística Unirio

 

“A Abertura dos arquivos da ditadura: a democratização da informação como prática de liberdade” é tema da XX Jornada Arquivística da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), realizada entre os dias 27 e 30 de outubro, no Auditório Paulo Freire (CCH -Av. Pasteur, 458 – Urca).

A Jornada faz parte do calendário nacional de eventos da área e reúne profissionais da ciência da informação para discussão e troca de ideias. Além de proporcionar subsídios para a formação dos futuros arquivistas, o evento, desde que foi criado em 1986, aborda temas atuais relacionados às necessidades da área e às atividades dos cursos de Arquivologia em geral.

“A escolha do tema se deu porque a questão dos arquivos da ditadura está em plena evidência, tanto pela legislação para a abertura total dos arquivos, como pela criação do portal gerido pelo Arquivo Nacional (Memórias Reveladas). Nesse sentido, o papel dos arquivistas é fundamental para a organização do acervo, para que ele possa ser disponibilizado ao público. Esse trabalho tem como foco a democracia”, avalia a professora Anna Carla Mariz, Diretora da Escola de Arquivologia da Unirio.

O Portal Memórias Reveladas, lançado em maio deste ano pelo governo federal, pretende colocar à disposição da população todos os arquivos da última ditadura militar (1964-1985), incluindo os considerados secretos. Parte da documentação, referente ao acervo do Arquivo Nacional, já está digitalizada e disponibilizada na internet. O objetivo é que o projeto receba mais colaborações, por meio da doação de documentos, textos, fotos e registros de informações. Outros dados sobre o projeto podem ser acessados no site responsável.

A XX Jornada Arquivística da Unirio recebe o apoio do Diretório Acadêmico de Arquivologia José Pedro Esposel e da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ). O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os interessados em se inscrever para obter certificado de participação devem solicitar via e-mail.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment