Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

IV Festival Internacional de Música

Estão abertas até o dia 4 de março as inscrições para a primeira etapa do IV Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, que acontece de 14 e 19 de março de 2011, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas juntamente à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As aulas de piano serão realizadas na UNIRIO, com os professores Markus Stange, Michael Uhde e Fany Solter.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail [email protected], preferencialmente em formato PDF. São aceitas inscrições de estudantes de qualquer instituição de música do Brasil. Poderá haver uma seleção dos alunos ativos e ouvintes, que ocorrerá no primeiro dia do curso, a critério de cada professor. Os alunos que se apresentarem após a realização da seleção entram automaticamente na categoria de ouvintes. Transporte, hospedagem e alimentação ficarão a cargo de cada participante.

Criado em 2008, o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha é fruto de uma parceria entre o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, a Escola de Música da UFRJ e a Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Coordenado pelos professores Luiz Carlos Justi (IVL), André Cardoso (EM/UFRJ) e Michael Uhde (ESMK), o festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos de todo o Brasil e da América Latina, com professores da Alemanha sob a chancela do DAAD, órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão.

Em 2010, o festival foi realizado em duas etapas, sendo a primeira em março, na UFRJ, com os cursos de instrumentos de sopro e canto. A segunda etapa, em setembro, foi realizada na UNIRIO com os cursos de cordas e piano e o de regência coral na UFRJ. Em 2011, a dose dupla se repetirá, com etapas em março e setembro. Os cursos de cordas (violino, viola e violoncelo) e cravo/música antiga serão realizados em setembro, a pedido dos próprios professores.

Confira a relação dos cursos a serem oferecidos em março de 2011 (sujeito a alteração):

Local: Escola de Música / UFRJ

Flauta – Prof. Renate Greiss-Armim
Oboé – Prof. Thomas Indermühle
Trompete – Prof. Reinhold Friedrich
Trombone – Prof. Werner Schrietter
Percussão – Prof. Isao Nakamura
Canto – Profa. Mitsuko Shirai

Local: Instituto Villa-Lobos / UNIRIO

Piano – Profa. Fany Solter; Prof. Michael Uhde
Piano (música do séc. XX) – Prof. Markus Stange

Fonte: Escola de Música da UFRJ

Show CommentsClose Comments

Leave a comment