Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inscrições para o PNE Sports

O PNE Sports é um programa de iniciação esportiva para portadores de necessidades especiais. Seu objetivo é a promoção da cidadania, inclusão social por meio do esporte, garantindo seu desenvolvimento e transformando realidades, focando as habilidades mentais e a criatividade de maneira participativa, além de ampliar o nível de conscientização e envolvimento dos familiares.

A Universidade Castelo Branco está apoiando o projeto e disponibilizará 22 profissionais diretos, entre gestores, coordenadores, professores de Educação Física, psicomotricistas fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e estagiários dos cursos de Educação Física e Administração.

Estatísticas do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, mostram que 2,2 milhões da população do Estado do Rio de Janeiro possuem algum tipo de deficiência. O bairro de Realengo apresenta um número significativo de pessoas nesta situação, por isto, a importância do desenvolvimento do projeto PNE Sports na UCB.

“A Universidade Castelo Branco, em conformidade com seu compromisso de responsabilidade social, vem por meio desta parceria com o IDEAS divulgar conhecimento, contribuindo para o estabelecimento de um novo paradigma no entendimento sobre a questão das pessoas com deficiências”, ressalta o Reitor da UCB, Paulo Alcântara.

O PNE Sports será coordenado pela mestre em Psicopedagogia e coordenadora do curso de Educação Física, professora Rosana Fachada. O projeto oferecerá diversas modalidades como atletismo, natação, futebol, capoeira, ioga e basquete. Com uma equipe multidisciplinar, a meta é proporcionar ensino e treinamento diferenciado que estimule a superação de limites, o aumento da autoestima, o espírito em equipe, a inclusão social e o condicionamento físico.

Os interessados devem procurar o Centro Esportivo Castelo Branco, CECB, para se inscreverem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 13 às 18h.

Documentos necessários para inscrição:
– Laudo médico;
– Certidão de nascimento;
– Cópia do CPF;
– Atestado de aptidão de atividade física;
– Duas fotos 3×4;
– Comprovante de residência;
– Carteira de vacinação.

Observação: os responsáveis devem apresentar CPF e RG.

O projeto tem como parceiros a Petrobrás e o Governo Federal e, desde 2008, foram atendidos na Universidade Castelo Brancos 205 pessoas com deficiência (114 homens e 61 mulheres). Entre os atendidos, 155 estudavam em classe especial ou no ensino fundamental.

Clique aqui para mais informações.

Fonte: Univercidade Castelo Branco Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment