Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grande Acidente

Demonstrar, através de uma simulação, a importância do atendimento pré-hospitalar às vitimas de acidentes, violência, ou mal súbito, e da sua estabilização clínica até a chegada do socorro. Segundo a coordenadora do Laboratório de Habilidades (LH), professora Cristina Marcolan, este é um dos principais objetivos do projeto “Grande Acidente”, uma simulação que marca o início das atividades de inserção dos alunos do primeiro período dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). “Nossa intenção em realizar esse evento é preparar os alunos que acabam de chegar para que possam atuar em qualquer grande acidente que venham a enfrentar. Ente ano, especificamente, Teresópolis viveu uma situação de grande complexidade e, com certeza, quem primeiro ajudou foi a população dos locais atingidos que, se tivesse algum preparo para lidar numa situação de emergência, talvez tivesse conseguido agir mais rápido e evitar tantas mortes”, explicou Cristina, idealizadora do projeto.

Participaram da encenação, que aconteceu no estacionamento do Campus Sede, estudantes dos diversos cursos do UNIFESO, além de funcionários que representaram situações com que profissionais da saúde convivem no dia a dia, como dores, convulsões, desmaios e ataques cardíacos. “Muito legal essa iniciativa de envolver os alunos no socorro às vitimas. Quando ingressei no curso participei da simulação e posso dizer que vale muito a pena porque, além da experiência, é muito bom depois poder ver o vídeo e entender porque erramos para poder aprender e acertar depois”, contou Raphaella Costa, aluna do sétimo período de Enfermagem, que atuou como vítima pela segunda vez. “Este projeto também trabalha o lado da humanização. A caloura que me atendeu ficou pedindo para eu me acalmar, segurou minha mão, perguntou meu nome. Isso também faz parte do nosso trabalho”, completou.

Novata no curso de Medicina, Letícia Alves aprovou a atividade. “A partir deste projeto vamos poder melhorar bastante, aprender com os erros, e nos tornarmos grandes profissionais. Foi maravilhoso participar, uma ótima experiência”, destacou a aluna.

A próxima etapa será uma aula com manequins no LH, onde os casos serão reconstituídos sob a orientação dos professores. Depois, os estudantes assistirão ao vídeo da simulação para analisar os erros e os acertos.

Fonte: UNIFESO Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment