Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gabaritos do Enem 2009

 

Gabarito do 1º dia!

Gabarito do 2º dia!

Clique aqui e veja a correção das provas!

Veja o calendário com todas as informações em nossa Agenda!

As provas do Enem 2009 foram aplicadas neste sábado (5/12, 13h às 17h30) e domingo (6/12, 13h às 18h30. No sábado, primeiro dia, foi aplicada a Prova I, com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, foi a vez da Prova II, com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias. As provas tinham 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade.

Veja o comentário do Diretor da Oficina do Estudante sobre este primeiro dia.

Para o MEC, o balanço geral é de que a prova foi realizada dentro de absoluta tranquilidade, apenas com registro de ocorrências comuns relativas a alunos que se apresentaram atrasados. Não houve registro de nenhum incidente em nenhuma das mais de 9 mil salas onde foram aplicadas as provas.

As provas na cidade de Brejetuba, no Espírito Santo, foram suspensas por causa de enchentes. Os estudantes de Ibatiba, também no Espírito Santo, que fariam a prova na localidade de Iuna, ficaram ilhados Os estudantes das duas localidades deverão realizar a prova nos dias 5 e 6 de janeiro, na mesma data que os presidiários.

Cerca de 2 milhões e meio de estudantes fizeram o Enem 2009. Pelo balanço do primeiro dia, a média nacional de faltosos foi de 37,7% . Só em São Paulo, foi registrado índice de 46,9% de desistência. O estado concentra mais de 1 milhão de estudantes e, para o Inep “com a mudança da data de aplicação da prova, instituições importantes como USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas e PUC ficaram impossibilitadas de utilizar a nota do Enem, por força de seu calendário, o que diminuiu o estímulo dos alunos para fazer a prova”.

Ainda segundo o MEC, “o índice nacional de abstenção é atribuído, fundamentalmente, à distância de quase cinco meses entre período de inscrições e aplicação da prova e à ocorrência de chuvas em todo o país. O adiamento do exame deve ter tido impacto nesses índices. Nas edições anteriores, a abstenção tem oscilado entre 25% e 30%, mas nunca o período que separa inscrição e aplicação da prova havia sido tão longo”, diz o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

Ele lembra que o número absoluto de participantes é bastante expressivo. “São quase 2,6 milhões de estudantes que fizeram o novo Enem, enquanto que cerca de 1,8 milhão concluem o ensino médio no Brasil todos os anos. Além disso, se somarmos as inscrições dos processos seletivos em todas as instituições federais de ensino superior, não chegamos a 2,2 milhões, mesmo considerando que uma mesma pessoa pode se inscrever em mais de um vestibular”, argumenta.

No domingo, dados preliminares apontam que 2,9% dos inscritos que realizaram a prova no sábado desistiram de fazê-la.

Gabaritos

Os gabaritos anteriormente divulgados, segundo Nota do Inep (acima) estavam incorretos. Já as provas oficiais dos dois dias do Enem 2009 estão disponíveis (Veja acima). Assim que forem divulgados os novos gabaritos, confira, por aqui.

(MEC/Inep)

Show CommentsClose Comments

Leave a comment