Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FMP – Faculdade de Medicina de Petrópolis faz seu primeiro vestibular isolado

Seleção será no dia 9 de outubro

A Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP anuncia a realização de seu primeiro vestibular isolado, com oferta de 40 vagas e provas no dia 9 de outubro. A seleção será realizada pela Fundação Cesgranrio, com inscrições a partir de 5 de setembro no site da instituição (www.cesgranrio.org.br). A FMP continuará a participar do Vestibular Unificado da Fundação Cesgranrio, que acontecerá em janeiro. Na ocasião, serão oferecidas 70 vagas e será possível utilizar a nota do Enem 2011.

Segundo o coordenador da Comissão de Vestibular da FMP, Ricardo Tammela, o objetivo da seleção isolada é atender uma demanda dos próprios candidatos, que poderão, assim, antecipar a decisão sobre a instituição na qual pretendem estudar sem precisar enfrentar o desgaste de outros vestibulares.

“Como a FMP obteve o conceito institucional máximo do MEC e, dessa forma, está entre as melhores instituições de ensino de Medicina do país, muitos alunos querem vir para cá como primeira opção. Promovendo um vestibular isolado antecipadamente, damos a chance a esses estudantes de não enfrentar muitos vestibulares. Se passarem, a vaga fica garantida”, explica Tammela.

A seleção isolada a ser promovida pela FMP será no mesmo modelo do Vestibular Unificado. Contará com questões objetivas de Língua Portuguesa, literatura, Língua Inglesa ou Espanhola, Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia e História, questões discursivas de específicas de Biologia e Química e Redação.

“A intenção é aferir, em primeiro lugar, se o candidato está apto para o nível de exigência do curso. O futuro acadêmico de Medicina precisa ter o domínio dos conhecimentos básicos que são trabalhados durante o ensino médio. Em segundo lugar, selecionar alunos com capacidade crítica, ou seja, capacidade de elaboração de conhecimentos, pensamentos, a partir da leitura crítica do contexto social onde se dará sua prática. Também desejamos selecionar alunos responsáveis e capazes de tomar iniciativas. Alunos criativos, que se sintam estimulados a promover mudanças”, acrescenta o diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães.

Sobre a Faculdade de Medicina de Petrópolis

Criada em 1965, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), incluindo a instituição no rol das melhores faculdades do país na formação de alunos de Medicina. Entre os quesitos avaliados estão infraestrutura, gestão, corpo docente, grade curricular, pesquisa e responsabilidade social da instituição na região em que atua. Os conceitos variam na escala de 1 (muito abaixo do adequado) a 5 (muito acima do adequado).

A FMP é foco de interesse de alunos de todas as regiões do país e forma cerca de 120 médicos por ano. O campus – moderno e projetado para oferecer as melhores condições para o desenvolvimento do ensino e conforto aos alunos – está situado no Centro Histórico da Cidade.

Dentre os objetivos da FMP destaca-se o de constituir-se em um espaço de formação capaz de estimular o desenvolvimento de disposições e capacidades fundadas na reflexão crítica e na produção de conhecimento consoante às aceleradas descobertas científicas vivenciadas na atualidade.

O projeto pedagógico do curso volta-se para a formação de um médico generalista, consciente de sua responsabilidade e compromisso com a saúde da população brasileira. Neste sentido, a FMP vem reformulando e aprimorando continuamente o seu currículo, imprimindo grande ênfase à Medicina Interna, à Medicina Social e às ciências básicas, com inserção do aluno na vida da comunidade desde o início do curso.

O desenvolvimento do projeto pedagógico é acompanhado por programa permanente de avaliação interna, visando uma atualização continuada e a consequente melhoria de qualidade do ensino, dos serviços e da assistência.

www.fmpfase.edu.br  – Telefone: (24) 2244- 6464

Fonte: FMP Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment