Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Evento na Unirio

 

O impacto do turismo local nas sociedades, a preservação do patrimônio, a gestão de negócios do turismo e a relação entre a atividade turística e o desenvolvimento sustentável são alguns dos temas a serem debatidos no I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Turismo.

Pela primeira vez, o evento reunirá professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados para debater temas ligados à divulgação de pesquisas na área de turismo.

O encontro acontece de 16 a 19 de novembro, na Sala dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que fica na Av. Pasteur, 296, Urca. O evento é promovido pelo Departamento de Turismo e Patrimônio da Unirio, sob a coordenação das professoras Maria Amália Oliveira, Eunice Mancebo e Carla Fraga. A participação é gratuita.

O objetivo dos pesquisadores é atrelar o campo da pesquisa e da prática em sala de aula com temas de interesse para a sociedade.

O encontro também será um espaço para discussão e apresentação de trabalhos nas quatro linhas de pesquisas da Universidade, por meio dos grupos de estudo: “Grupo de Pesquisa em Transportes e Turismo” (GPTT), coordenado pela Profa. Carla Fraga; “Grupo de Estudos em Gestão Empresarial, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” (GETDS), coordenado pela Profa. Eunice Mancebo; “Grupo de Estudos em Turismo e Sociedade” (GERTS), coordenado pela Profa. Maria Amália; e “Grupo de Pesquisa Turismo, Ciências Sociais e Patrimônio (GPCTP)”, coordenado pelo Prof. Sul Brasil Rodrigues.

Sobre o Grupo de Estudos em Gestão Empresarial, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, a Profa. Eunice Mancebo adianta que o debate não ficará centrado apenas na discussão sobre o turismo como uma prática que pode ou não aumentar a degradação do meio ambiente. “Vamos discutir medidas de conscientização que possam prover as comunidades locais de subsídios para atrair os turistas de forma sustentável”. Outra questão importante, segundo ela, é a relação entre turismo e gestão empresarial. “Quanto o Rio de Janeiro foi eleito sede dos Jogos Olímpicos de 2016, muito se discutiu se a cidade tem estrutura de rede hoteleira e de serviços. Mas também temos que pensar na questão ambiental. Há exemplos muito positivos, por exemplo, no ramo da chamada engenharia civil verde, com a construção de prédios auto-sustentáveis, que vem sendo incorporados à hotelaria”, aponta Eunice.

A abertura do encontro será no dia 16 de novembro, às 13h, com a participação do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, Airton Nogueira Pereira Júnior; da Assessora da Diretoria Científica da Faperj, Monica Saavedra; da Reitora da Unirio, Malvina Tuttman, e de autoridades da instituição. Às 14h, serão apresentados os grupos de pesquisas e, em sequência, ocorrerão as apresentações de trabalhos. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o encontro será realizado entre 9h e 12h.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment