Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Enem para professores

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (24/05) no Diário Oficial da União, a portaria que institiui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. o Exame, segundo o Ministério, “constitui-se de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades para subsidiar a contratação de docentes para a educação básica no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Trata-se de uma prova para avaliação de candidatos ao ingresso no magistério, que terá sua primeira edição em 2011. Com ele, prefeituras não precisariam realizar sua própria prova de concurso público para contratação de novos professores, bastaria publicar um edital de concurso público e usar a nota do Exame como critério para seleção. A forma de utilização ficará totalmente a critério dos governos estaduais e municipais, que poderão decidir pela adesão ao Exame e utilizá-lo como critério único ou como uma das fases de seu concurso. Veja a portaria.

Como primeiro passo para a concretização do novo concurso, o MEC, através do Inep. colocou no ar a página com consulta pública que vai subsidiar a construção da Matriz de Referência para o Exame Nacional. Quem tiver sugestões deve acessar a página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e responder. Podem responder indivíduos ou instituições (o responsável pela instituição).

A consulta será feita apenas pela internet. Nela, um sistema lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos a professor. Essa lista de temas centrais e seus tópicos foi elaborada com base em critérios do que seria um bom professor, apontados pela experiência internacional. Segundo o MEC “Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra”. É possível opinar sobre todo o Exame ou apenas sobre algum dos temas propostos. Cada um decide a melhor forma de participar.

A consulta pública ficará no ar por 45 dias (a contar de 19/05). Após o término da coleta de sugestões, o Inep se encarregará de reunir sua equipe técnica com especialistas de cada área e elaborar uma matriz que norteará a elaboração de itens para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente.

Para participar, basta entrar e se cadastrar.Acesse e veja a consulta pública feita pelo Inep/MEC.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment