Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Encontro na Unisuam

 

A Unisuam vai promover, no dia 8 de junho, o encontro “Terra: Advertências e Soluções para a Mudança Climática Global”, que vai reunir grandes nomes da ciência para discutir questões relacionadas ao Meio Ambiente, que se tornam cada vez mais urgentes para a sociedade. O evento é uma iniciativa do Movimento Brasileiro em Defesa da Vida e tem realização do Centro Cultural da Unisuam – CCULT.

Às 9h, haverá apresentação da Orquestra Marétimbau, regida pelo maestro Ricardo Mirapalheta, Na abertura do evento, apresentação do coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unisuam, Prof. Antonio Carlos Palermo Chaves, e da mestre de cerimônia, Sonia Regina Pereira, Presidente do Movimento Brasileiro em Defesa da Vida – MBDV, única brasileira a receber o Prêmio Máximo de Meio Ambiente – GLOBAL 500 – conferido pela Organização das Nações Unidas.

Na sequência, haverá mesa redonda com o debate dos seguintes temas:

– Novos desafios para as Sociedades Humanas e as democracias Ocidentais, com o Dr. Wilson Choeri, físico e cientista social idealizador do Projeto Rondon;

– Segurança, Responsabilidade e Justiça Frente às Disputas pelos Espaços Vitais nas Megacidades, com o Vereador Leonel Brizola Neto e a Vereadora Aspásia Camargo;

– Biosfera e Biodiversidade – Riscos, Extinções e Migrações das Zonas Climáticas, Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Ambiental – Sobrapa. Membro da União Mundial para a Natureza, com sede na Suíça, no cargo de Consultor das Comissões de Sobrevivência das Espécies e de Áreas Naturais Protegidas.

– Ciência Planetária – Visões de Futuro da Jornada no Espaço e no Tempo, com o Prof. Dr. Marcomede Rangel Nunes, físico e astrônomo do Observatório Nacional. Destacado projetista, tendo implementado importantes relógios de sol em diversas cidades brasileiras. Participou de sete viagens do Programa Antártico Brasileiro, tendo sido o primeiro cientista do mundo a medir a radiação solar na Antártica.

A partir das 18h30, retoma-se a programação com o tema Segredos Cósmicos – Do Big Bang ao Universo Eterno, com participação do Prof. Mário Novello, Doutor em Física pela Universidade de Genebra e Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF. Em seguida, haverá apresentação do Show Terra Viva, Viva Terra!, que combina harmoniosamente elementos visuais, cognitivos e musicais. “É muito importante discutirmos o tema meio ambiente nos dias de hoje, pois vivemos uma fase em que não podemos descuidar das questões ambientais. É a ordem do momento”, afirma o professor José Seixas Filho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Unisuam. Mais informações pelo telefone 3882-9917.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment