Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Educação e Saúde

Uma parceria estabelecida entre o UNIFESO e a Prefeitura de Teresópolis propiciará a construção de uma rede integrada de educação e saúde para atender a comunidade escolar municipal. As propostas preliminares foram apresentadas na sexta, 27, para a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn de Almeida, e sua equipe técnica, na sala de multimídia do prédio Afif Georges Farah, no Campus Sede.

O Centro Universitário elaborou os projetos após a manifestação da secretaria em melhorar a qualidade de saúde e vida, estimulando aprendizagem em ambientes saudáveis. Para o Pró-Reitor de Graduação, professor José Feres Abido Miranda, a execução desse projeto vai ratificar a cooperação técnica que já existe há bastante tempo entre a instituição e o governo municipal. “Essa demanda tem um grande significado para o UNIFESO que, embora seja uma instituição privada, tem a sua origem na comunidade e contribui para uma sociedade justa e melhor”, ressaltou.

Um dos projetos apresentados, “Escolas e Creches promotoras da saúde”, prevê a execução de atividades de promoção da saúde para os estudantes, familiares e educadores. Sob supervisão dos professores, a proposta é que acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde realizem o atendimento clínico e elaboração do perfil de saúde do público, além do censo odontológico. O projeto “Atenção à saúde da população em situações de violência e outras causas externas” é voltado para prevenção de acidente e agressões no ambiente escolar e doméstico, além da criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas escolas municipais. Outra demanda apresentada foi a da saúde do trabalhador da educação, com atividades específicas de promoção da saúde e prevenção da saúde do docente.

Para a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, as propostas são preliminares. “A construção do projeto deve ser realizada de forma integrada para atender a todas as necessidades apontadas pela secretaria”, destacou a professora.

A secretária de educação agradeceu a atenção com que as propostas foram elaboradas, ainda que de forma prévia. “Acredito que os projetos atendam às demandas atuais. A partir da formatação integrada das ações conseguiremos elevar ainda mais a qualidade da educação da rede municipal”.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 17 de abril. Nesse período, a equipe pedagógica da secretaria de Educação vai estudar as propostas apresentadas e definir quais ações deverão ser executadas com prioridade.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment