Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Educação Ambiental

Cerca de 110 escolas no estado do RJ e 200 professores deverão ser beneficiados pelos projetos de educação ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos desenvolvidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Entre um dos objetivos propostos está o incentivo a estas escolas em adotarem um Rio (ou trechos), efetuando o monitoramento da qualidade das águas, apoiando ainda atividades voltadas para a conservação e recuperação do leito.

O instituto, através do projeto Agenda Água na Escola – Educação Ambiental para Gestão das Águas, já atingiu 15 municípios e 45 escolas, incluindo a capacitação de 320 pessoas e o envolvimento de 700 alunos.

Fátima Cassarin, gerente de Apoio e Gestão Participativa de Águas do INEA informa que o programa prevê a promoção de parcerias com entidades ambientalistas, prefeituras e usuários de água para a realização de eventos públicos e campanhas de mobilização da comunidade local para a gestão participativa das águas.

O Caminho das Águas é voltado ao Ensino Fundamental e está em andamento em escolas de estados banhados pelas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Piracicaba, Capivari e Jundiaí. As escolas participantes dos projetos, irão receber material pedagógico composto por documentários, cadernos de orientação para professores, jogos, mapa das regiões hidrográficas do Brasil e CD de músicas sobre o tema.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment