Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia do Idoso

 

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, o Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso – Grupo Renascer, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), realiza a 5ª edição da Feira Interdisciplinar de Saúde e Envelhecimento.

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o Grupo dedica um dia inteiro de programação gratuita voltada à população da terceira idade, com serviços dos profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), além de atividades artísticas do projeto “Música e Teatro no Hospital”. A Feira acontece no Auditório do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (CEMPE) do HUGG, na Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca.

Na parte da manhã, das 9h às 12h, a equipe multidisciplinar do Grupo Renascer fará verificação da pressão arterial, avaliação oftalmológica e atendimentos nas áreas de nutrição, serviço social, homeopatia e terapias alternativas. A Liga Acadêmica de Cardiologia da Escola de Medicina e Cirurgia dará dicas de cuidados cardiológicos e os estudantes e professores da disciplina de Parasitologia vão informar sobre a prevenção contra a larva migrans cutânea (bicho geográfico). Também haverá oficinas de teatro, estimulação da memória, arteterapia e uma feira de artesanato com artigos produzidos pelos próprios idosos do Programa. Durante a Feira de saúde e Envelhecimento, ainda serão distribuídos preservativos, folhetos informativos e a Cartilha do Idoso, material elaborado pelo Grupo Renascer com dicas sobre direitos do idoso, serviços em geral, cuidados com a saúde e a alimentação.

À tarde, a partir das 13h30, no pátio interno do HUGG, acontecem as atividades culturais do projeto “Musica e Teatro no Hospital”. Na programação, música popular brasileira com a cantora Daíra Saboia, aluna do Instituto Villa Lobos (escola de música da Unirio), acompanhada pelo guitarrista Filipe Rasta.

Cantora profissional desde os 10 anos, Daíra Saboia integrou o elenco de cantores mirins do programa “Gente Inocente” da Rede Globo. Aos 12 anos, ingressou na carreira de atriz em musicais, entre eles “A Arca de Noé-Vinícius para Crianças” (2003), “O Grande Rio – As Aventuras de Huck Finn” (2008) e “Os Saltimbancos – Chico para crianças” (2010). Atualmente se apresenta em casas de show por todo o Rio de Janeiro e em outros estados do país, com repertório de canções brasileiras e internacionais. Filipe Rasta é guitarrista, violonista e cavaquinista. O músico também atua como arranjador e produtor musical, já tendo trabalhado com artistas como Zélia Duncan, Lanlan, Robertinho Silva, Bebeto, Fael Mondego e João Sabiá. Compõe e produz trilhas para TV, teatro e cinema (“Meu nome não é Johnny” e “Sonhos roubados”, entre outros).

Sobre o Grupo Renascer:

O Grupo Renascer foi fundado há 15 anos, com o objetivo de promover a assistência à saúde integral do idoso, auxiliando na melhoria de sua qualidade de vida, transformando suas relações sociais e contribuindo para a formação dos profissionais e estudantes da Unirio envolvidos com o projeto. Coordenado pela nutricionista Maria Lucia Carneiro dos Rios Ferreira, pela psicóloga Maria Tércia Barroso Pereira Malta e pela fisioterapeuta Marta Cristina Ayres Neves Porto, o Grupo conta com cerca de 150 idosos que frequentam regularmente o Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (CEMPE), um espaço de convivência e interação social para os idosos que usufruem gratuitamente de suas atividades. A equipe multiprofissional é formada por aproximadamente 100 integrantes, entre professores, técnicos, voluntários, monitores, bolsistas e estagiários. São desenvolvidas atividades educativas, culturais, sociais e recreativas, além de atendimento psicológico, médico, nutricional, fisioterápico e de serviço social, estimulação cognitiva e de memória, atividades físicas e consulta de enfermagem. As ações são realizadas nas dependências do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro que concentra um elevado percentual de idosos.

Segundo números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgados este mês pelo IBGE, a população idosa vem crescendo ano a ano. Com base em dados de 2009, o Brasil mais 697 mil brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos, em comparação a 2008. A Região Sudeste é a que concentra o maior número de idosos, com 12,7% dos aproximadamente 21 milhões de habitantes maiores de 60 anos.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment