Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Debate na Unirio

 

Pela primeira vez, o Brasil sedia o IV Encontro Ibero-Americano ”A Música e a Escuta da TV Infantil”, nos dias 14, 16 e 17 de junho. O evento acontece em diversos espaços do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Av. Pasteur, 436, Urca.

Além de compositores brasileiros de trilhas sonoras, o evento conta com a apresentação de conferências com pesquisadores de diversos países e o curso de extensão “A Composição em Tempo Real”, aberto a estudantes e profissionais em geral. Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no local no primeiro dia do evento, antes do início da primeira mesa. Além disso, a presença nas conferências dá direito a certificado de participação. A entrada é franca.

Depois de passar por Espanha, Argentina e Chile, o Encontro chega a sua quarta edição reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros que apresentarão trabalhos baseados na escuta dos programas infantis pelas crianças. Os especialistas abordarão temas como educação musical, música e memória, música no cinema, formação em música e empregabilidade, e tecnologia e novas estéticas.

Por meio de uma análise comparativa de trilhas sonoras de programas infantis em países ibero-americanos, o grupo de pesquisadores procura conhecer melhor o que as crianças escutam diariamente na TV e, a partir daí, encontrar alternativas acadêmicas que atendam às demandas sociais e cognitivas do desenvolvimento infantil, como a formação de professores, pedagogos, profissionais de informática que lidam com a área, compositores, arranjadores, instrumentistas e produtores musicais, notadamente de trilhas sonoras.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment