Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Curso de Enfermagem do UNIFESO oferece novas especializações a partir de agosto

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) está ampliando sua oferta de cursos de pós-graduação, agora na área de Enfermagem. A partir de agosto, a Instituição vai oferecer duas novas especializações: Gestão de Riscos Infecciosos em Ambiente de Assistência à Saúde e Enfermagem Obstétrica.

A inscrição para os cursos pode ser feita pelo site, na área de pós-graduação. Outras informações pelo telefone (21) 2641-7029 ou pelo e-mail .

Gestão de Riscos Infecciosos em Ambiente de Assistência à Saúde
Contribuir para o aprimoramento de profissionais que atuam na área de saúde, atendendo a demanda de capacitação de recursos humanos para o enfrentamento do controle de riscos e agravos infecciosos em ambiente de assistência à saúde. Este é o principal objetivo do curso de especialização Gestão de Riscos Infecciosos em Ambiente de Assistência à Saúde. Coordenado pela professora Katia Liberato Sales Scheidt, o curso também visa habilitar o profissional de saúde para implementação das ações de prevenção e controle de agravos infecciosos no cotidiano de suas práticas, com vistas à melhoria contínua da assistência em ambientes de assistência à saúde.

A cada módulo da especialização o aluno realizará um estudo de caso, previamente elaborado pela coordenação, e incluirá uma narrativa de prática. Também estão previstas, a cada módulo, visitas técnicas em vários cenários onde será utilizado um roteiro dirigido, com metodologia observacional.

Com aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o curso terá duração de 12 meses e carta horária total de 360 horas.

Enfermagem Obstétrica
Voltada aos estudantes do último período do curso de Enfermagem e enfermeiros regularmente inscritos no Conselho Regional de Enfermagem, a especialização em Enfermagem Obstétrica tem como objetivo formar o profissional na área de assistência à mulher, recém-nascido e família no ciclo gravídico-puerperal, pautada em um modelo humanista, com consciência crítica e reflexiva, dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional nesta área, com vistas à promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Proporcionar a reflexão sobre os determinantes biopsicossociais, políticos e históricos que interferem na saúde da mulher; capacitar enfermeiros para identificação dos riscos obstétricos e perinatal; e preparar o especializando para a assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto compreendendo o processo biopsicossocial do nascer, também são alguns dos pontos abordados no programa do curso.

Coordenado pela professora Ana Paula Vieira dos Santos Esteves, o curso se desenvolverá semanalmente com atividades presenciais de concentração em sua temática e atividades individuais e grupais de elaboração e formulação da monografia, de visitas e estágios consulta obstétrica e atendimentos a mulher em ambiente hospitalar.

Com aulas teóricas aos sábados e práticas às quartas e sextas, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, o curso terá duração de 12 meses e carga horária total de 480 horas.

Fonte: UNIFESO Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment