Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Congresso na Unisuam

 

A Unisuam vai realizar, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, o I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem e o II Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos, na Unidade Bonsucesso (Av. Paris, nº 72). O objetivo do evento é reunir pesquisadores de língua materna e estrangeiras, de Linguística, Literaturas de Língua Portuguesa (Infanto-juvenil, Brasileira e Africanas e Portuguesa), Educação, Artes e educadores, no âmbito dessas áreas de conhecimento, que estejam atuando nos Ensinos Fundamental e Médio, para reflexão crítica sobre os estudos contemporâneos da linguagem e dos discursos, suas correntes e tendências modernas.

O encontro pretende, ainda, pensar o ensino/aprendizado de leitura e produção de textos a partir de experiências concretas já realizadas por docentes voltados para o trabalho com a Leitura em várias universidades do Brasil.

O evento é uma continuação ampliada do I Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos, realizado em julho de 2009. Tal evento apresentou duas vertentes importantes: a primeira, voltada para as reflexões teórico-metodológicas vinculadas aos estudos contemporâneos da linguagem, e a segunda, de ordem prática, desenvolvida através de minicursos e oficinas, que apresentaram metodologias diferenciadas em relação ao ensino da escrita e de leitura.

Entre os especialistas que irão participar dos encontros estão o Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia (UFU), que vai comandar conferência com o tema ‘Uma teoria geral sobre categorias de texto: tipelementos’, no dia 11, a partir das 8h; e a Dra. Laura Padilha (UFF), que vai falar sobre ‘Relações culturais Brasil /África: o trabalho com a literatura africana em sala de aula’, também no dia 11, às 13h30. Entre as conferencistas internacionais que participam de mesa-redonda, no dia 11, às 15h20, estão a Profª. Dra. Bertha Rojas López, da Universidad Nacional del Centro del Perú, e a Dra. Miriam Velasquez Tejada, da Universidad de Ciencias Pedagógicas Las Tunas – Cuba.

Os eventos têm realização da Unisuam e do Laboratório Multidisciplinar de Estudo de Linguagem da Instituição, com apoio da FAPERJ. A programação completa está disponível no site responsável.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment