Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ciência e Tecnologia

 

De 19 e 24 de outubro, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) realiza suas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2009), com o tema “Por um Brasil sem Fomes”. Ao longo da Semana, serão realizados a XI Feira de Extensão, o I Fórum da Pós-Graduação, o I Fórum de Bolsistas de Extensão, a I Mostra de Arte e Cultura, a I Jornada de Biofísica, o I Fórum de Ciência, Cultura e Alimentação e o quarto Painel de Ideias em comemoração aos 30 Anos da Unirio. Será montada uma tenda nos jardins do Centro de Letras e Artes, na Urca, que abrigará uma série de atividades gratuitas e abertas ao público.

O primeiro dia da SNCT 2009 se inicia com o Encontro sobre o Seminário Internacional Grotowski – ponto de partida para o evento que a Unirio sediará em dezembro, em homenagem ao renomado teatrólogo polonês, que morreu em 1999 – e com a apresentação da peça teatral Profetas da Chuva. O espetáculo, que está em cartaz de 17 a 19 de outubro, conta a história do mundo a partir de reflexões sobre o cuidado com a terra e o meio ambiente. A peça é baseada no livro Profetas da Chuva, de Karla Patrícia Holanda Martins, e no trecho Necrológico do Planeta Terra, da peça Merlin, de Tancred Dorst.

O painel Unirio em Roda de Conversa: 30 anos revisitados por quatro de seus reitores e por sua comunidade vai reunir a atual Reitora, Profa. Malvina Tuttman, e três ex-Reitores – os professores B. de Paiva, Luis Sergio Magarão e Pietro Novellino –, que farão um retrospecto das três décadas de trajetória da Universidade. Com abertura do Grupo Novo da UNIRIO, o painel acontece no dia 20, às 18h30. No mesmo dia, também serão realizadas a oficina de reciclagem em Nutrição Temperando a Vida com Arte; a abertura da Jornada de Biofísica; e o primeiro dia do Fórum da Pós-Graduação, que tem o objetivo de promover o conhecimento mútuo e o diálogo entre os projetos.

Nos dias 20 e 21, a diversidade sexual e afetiva estará em discussão no evento Universidade, Lugar da União do Diversos: Educação e Sexualidade, que contará com a participação de professores, pesquisadores, representantes do poder público e militantes do movimento LGBT. O debate será um espaço de diálogo da comunidade acadêmica com setores da sociedade civil acerca de temas como homofobia, transfobia e a relação entre educação e sexualidade. Ainda no dia 21, os projetos e programas de extensão da UNIRIO estarão reunidos no I Fórum de Bolsistas. Também ocorrerá a mesa-redonda Fome: Um Tema Proibido e o evento Diga não à Obesidade, com medição antropométrica da população.

No dia 22, além da Feira de Extensão, a UNIRIO realiza, pela primeira vez, a Mostra de Arte e Cultura na SNCT, que está diretamente relacionada aos trabalhos oriundos do I Edital de Bolsas de Iniciação Científica da ProexC, que contemplou 40 estudantes este ano. Dentro das ações de extensão da SNCT, o Instituto Benjamin Constant sediará A Criança e a Literatura, roda de leituras do Projeto Estante Circulante. Na tenda do CLA, projetos e programas de extensão exibirão seus trabalhos na Feira de Extensão. Ainda no CLA, haverá a avaliação da I Semana do Ensino do Teatro: Pedagogia em Cena e, no Instituto Biomédico, serão realizadas as atividades de extensão Feira de Prevenção de Parasitoses e a Mostra Conhecendo o Corpo Humano, exposição com acervo do Laboratório de Anatomia da UNIRIO. Na área artística, o público poderá conferir quatro espetáculos de Música e Teatro: as peças Amar se aprende amando, Mulher Sentada ao Sol, A Cena é Pública, a ópera bufa La Canterina e um concerto didático com a Camerata Quantz, grupo que utiliza instrumentos musicais semelhantes aos originais da época barroca.

No dia 23, um dos destaques da programação é o lançamento da Revista Chronos n° 5, em homenagem ao professor Tércio Pacitti, ex-decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), que dá nome ao Diretório Acadêmico do curso de Ciências da Informação da UNIRIO. Engenheiro pelo ITA, Pacitti é um dos pioneiros na introdução da Informática no país. No mesmo dia, dentro da Jornada de Biofísica, ocorrerá a mesa-redonda Diagnostico por Imagem. O Projeto Aprender com a Natureza promoverá uma visita guiada ao Parque Nacional da Tijuca, a partir das 8h. Fechando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 24, o projeto Juntos contra a Hipertensão realizará a X Campanha de Verificação da Pressão Arterial.

A SNCT 2009 tem o tema gerador Ciência no Brasil, cujo objetivo é estimular a população a conhecer, discutir e valorizar a ciência brasileira. O tema relaciona-se com alguns importantes fatos históricos: os 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente por Bartolomeu de Gusmão, o centenário da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os cem anos da descoberta da Doença de Chagas.

Confira toda a programação no site da Unirio.

 

Show CommentsClose Comments

Leave a comment