Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cidadania no UniFOA

O Núcleo de Práticas Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, através do Escritório da Cidadania, estará atendendo, a partir da próxima quinta-feira, dia 12 de março, de forma gratuita as pessoas que desejarem fazer sua declaração do imposto de renda.

O serviço será realizado todas as quartas, quintas e sextas-feiras, no campus Vila, localizado na Rua 31 nº 43, Vila Santa Cecília, até o dia 30 de abril.

O atendimento será feito por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do UniFOA sob a supervisão dos professores Patrícia Nunes Costa Reis – coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Hyder Marcelo Araújo Lima – coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis.

Quem está obrigado a declarar?

Estão obrigadas a declarar Imposto de Renda, as pessoas físicas que receberam em 2008 acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acertar as contas com a Receita.

Novidades em 2009

A principal novidade em 2009 é o fim da exigência para o contribuinte informar o número do recibo da declaração do ano anterior. Mas a Receita recomenda que esses dados sejam incluídos para evitar fraudes. Neste ano, os contribuintes atrasados ganharam mais quatro horas para entregar as informações à Receita.

Em vez das 20 horas de 30 de abril, como ocorreu nos últimos anos, os dados poderão ser enviados até a meia noite (horário de Brasília).

A expectativa da Receita Federal é receber 25 milhões de declarações neste ano – 800 mil documentos a mais que o recebido em 2008.