Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos no Rio de Janeiro

Veja como fazer uma graduação no RJ com bolsa de estudos de até 100% de desconto na mensalidade, válida até o final do curso! 

Vive no Rio de Janeiro e pretende começar a tão sonhada graduação este ano? Listamos as três principais formas de conseguir uma bolsa de estudos no RJ.

Veja como obter uma bolsa com o auxílio do governo federal, em sites especializados e direto na faculdade privada. 

Bolsa de estudo no RJ: programa do governo federal

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma das formas mais conhecidas de obter uma bolsa de estudos no Rio de Janeiro. 

Esse programa do governo federal possibilita o ingresso de brasileiros de baixa renda no ensino superior privado por meio de 2 tipos de bolsa de estudos:

  • Bolsa ProUni Integral: 100% de desconto na mensalidade, válido até o final do curso. A pessoa agraciada com essa bolsa pode cursar um bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico presencial ou EAD grátis em uma faculdade privada. 
  • Bolsa ProUni Parcial: 50% de desconto na mensalidade, válido até a formatura. O bolsista estuda presencialmente ou a distância em uma faculdade particular pagando somente metade da mensalidade durante toda a graduação.

O processo seletivo do ProUni acontece 2 vezes por ano e disponibiliza bolsa de estudos no RJ e nos demais estados do Brasil. Para participar, é necessário:

  • Ter realizado o Enem no ano anterior à inscrição no ProUni. Por exemplo, se você deseja começar os estudos com uma bolsa ProUni em 2021, deve fazer o Enem 2020.
  • Ter obtido 450 pontos (ou mais) na média do Enem e nota maior que zero na prova de Redação. 
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, é preciso atender a 1 dos critérios abaixo:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.
  • Ter realizado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino em pleno exercício da profissão e integrante do quadro permanente de docentes da escola. As bolsas são exclusivas para licenciaturas e não há limite de renda familiar. 

“Vale a pena participar? Tem muitas bolsas?” Somente em 2019, o ProUni ofertou 9.626 bolsas de estudo no estado do Rio de Janeiro. 

Bolsa de estudos no RJ: sites que disponibilizam bolsas

Uma alternativa que surgiu nos últimos 5 anos é conseguir uma bolsa de estudos por meio de sites como Quero Bolsa, Neora e Educa Mais Brasil.

Esses portais fazem a conexão entre 1000 faculdades privadas e potenciais alunos em busca de bolsa de estudos. 

O desconto na mensalidade chega até 75%, com validade tão logo que chegue a sua formatura e há bolsas para bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos.

Cada site e faculdade parceira tem suas próprias regras, mas, em geral, não é necessário comprovar renda nem participar do Enem.

Você pode fazer uma busca por munícipio e encontrar as bolsas ofertadas para a sua cidade. 

Veja a quantidade de cursos com bolsa de estudo Quero Bolsa nos 5 maiores municípios do RJ:

  • Campos: 667 cursos com bolsa de estudo.
  • Valença: 206 cursos com bolsa de estudo.
  • Macaé: 642 cursos com bolsa de estudo.
  • Rio de Janeiro: 1969 cursos com bolsa de estudos.
  • São Francisco de Itabapoana: 99 cursos com bolsa de estudo.

Bolsa de estudo no RJ: bolsas direto na faculdade privada

Uma alternativa não muito conhecida, mas bastante vantajosa: as bolsas de estudos que você consegue direto na faculdade particular.

Diversas instituições de ensino superior possuem programas e campanhas que concedem bolsa de estudos de até 100%. E o melhor: sem burocracia. Sem toda a papelada necessária para comprovar sua renda familiar. 

Veja alguns tipos de bolsa que você encontra direto na faculdade: 

  • Bolsa Enem: voltada para quem fez o Enem e deseja aproveitar a nota para entrar direto na faculdade sem burocracia. Há bolsas de 10% a 100% de desconto na mensalidade.
  • Bolsa Mérito Acadêmico: concedida aos candidatos aprovados nas primeiras posições do vestibular da faculdade privada.
  • Bolsa Maturidade: destinada a pessoas com 60 anos ou mais que desejam cursar uma graduação presencial ou EAD.

Onde estudar com bolsa de estudo no RJ

Para lhe ajudar a conseguir bolsa facilmente, listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibiliza bolsas de estudos em diversas cidades do RJ:

Além disso, são faculdades com programas que ajudam o aluno a ingressar no mercado de trabalho rapidamente. 

A Anhanguera e a Unopar, por exemplo, disponibilizam o Canal Conecta, um portal de empregabilidade que aproxima alunos de empresas em busca de funcionários. 

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudos para graduação

Pronto! Agora você já sabe como conseguir bolsa de estudos no RJ. Já decidiu qual curso fazer? Compartilhe sua escolha: comente o nome da graduação que você deseja cursar!

Show CommentsClose Comments

Leave a comment