dcsimg

Vestibular em

Vestibulares de janeiro no RJ

Os principais vestibulares do estado do Rio de Janeiro realizam prova no mês de Janeiro neste artigo você terá informações sobre as principais Universidades do estado e suas avaliações. Citaremos também quais as instituições de ensino que participam do SISU (Sistema de seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos).

 UFRJ

As provas para a UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ) tradicionalmente incluem língua estrangeira, português, redação e disciplinas específicas, como matemática, geografia, história, biologia, física e química.

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, confirmou que o seu processo seletivo de 2014 terá apenas uma fase, que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no mês passado.

Para alguns cursos como arquitetura e urbanismo, artes cênicas, entre outros, é necessário que o candidato faça o Teste de Habilidades Específicas (THE). As inscrições para este teste foram encerradas em setembro e foram feitas de maneira gratuita.

Os candidatos que foram considerados aptos pelo THE nos anos de 2011 a 2013, estão isentos de realizar este ano o teste de habilidade específica da UFRJ. As provas do THE foram aplicadas nos dias 18 de outubro e 10 de novembro.

Além desses dos critérios de seleção através da nota do Enem e do teste THE a Universidade disponibiliza uma reserva de 30% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio, com aprovação, em escolas públicas e que tenham renda familiar 'per capita' inferior a um salário mínimo.

A Universidade UFRJ participa do sistema de Seleção Unificada - SISU e por se tratar de uma universidade federal não é possível ingressar nos curso através do Programa Universidade para Todos - Prouni.

A UFRJ não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

UFF

A UFF ( Universidade Federal Fluminense ) é uma instituição pública federal que realiza um único vestibular por ano para as vagas do primeiro e do segundo semestre. O processo seletivo tem duas etapas: em que a primeira é objetiva e eliminatória, e a segunda é discursiva e classificatória. Foram realizadas no mês de Agosto e as avaliações ocorreram em novembro e dezembro.

A Universidade UFF participa do sistema de Seleção Unificada - SISU e por se tratar de uma universidade federal não é possível ingressar nos curso através do Programa Universidade para Todos - Prouni.

A UFF não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

Unirio

A Unirio ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ) é uma instituição pública federal que utiliza-se das notas obtidas no Enem para a classificação de seus candidatos. Para pleitear uma das vagas disponíveis é necessário também realizar o THE - Teste de Habilidades Específicas como forma de acesso aos cursos de graduação.

A Universidade Unirio participa do sistema de Seleção Unificada - SISU e por se tratar de uma universidade federal não é possível ingressar nos curso através do Programa Universidade para Todos - Prouni.

A Unirio não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

PUC Rio

A PUC Rio ( Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ) utiliza-se de duas vias de ingresso nos seus cursos de graduação: o aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2013, desde que o candidato esteja inscrito no Concurso Vestibular 2014 da PUC-Rio, e a classificação nas provas do Vestibular. 

Mesmo que esteja concorrendo pela nota do Enem, o candidato deve inscrever-se no vestibular. As inscrições foram abertas em agosto e setembro e as provas do vestibular foram realizadas nos dias 1 e 14 de outubro de 2013.

A PUC Rio não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

UERJ

A UERJ ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro ) é uma instituição pública estadual realizou suas provas classificatórias no dia 1 de Dezembro de 2013.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizou um  exame discursivo, correspondente à fase final do vestibular 2014 para 48.892 candidatos inscritos. O exame é composto de três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas (física, história, biologia, geografia, língua portuguesa literatura brasileira, língua estrangeira, matemática e química).

A lista dos aprovados na Uerj será divulgada no dia 27 de janeiro de 2014. 

A Universidade UERJ participa do sistema de Seleção Unificada - SISU e por se tratar de uma universidade federal. A UFRJ não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo