dcsimg

Vestibular em

Os cursos mais procurados do RJ

O Rio de Janeiro está entre os estados brasileiros mais procurados por estudantes de todo o Brasil. Sempre aparece entre os três primeiros na ordem de preferência do Sisu, alternando posições com São Paulo e Minas Gerais.

E não é por menos. Além de concentrar um dos maiores números de vagas no ensino superior no País, o Rio de Janeiro também abriga algumas das universidades mais prestigiadas nacionalmente. Lá existem 10 instituições públicas e mais de 100 privadas.

Existem quatro principais formas de ingresso:

  1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  2. Vestibular tradicional
  3. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  4. Programa Universidade para Todos (ProUni)

O Sisu é o sistema utilizado pelas universidades públicas do Rio de Janeiro para selecionar estudantes para todas as vagas usando somente a nota do Enem, sem a necessidade de prestar mais nenhuma prova (exceto para cursos que exigem habilidades específicas).

Nas instituições privadas, além do vestibular tradicional, usa-se a nota do Enem para classificar estudantes para uma bolsa do ProUni ou como critério geral de seleção.

A oferta de vagas nas universidades públicas e privadas é grande, mas a concorrência é implacável. Os cursos mais procurados têm notas de corte bastante altas. Portanto, se a sua ideia é fazer parte de alguma universidade carioca ou fluminense, é fundamental reforçar os estudos e ficar atento aos dados de concorrência divulgados pelo MEC.

Os cursos mais procurados pelos estudantes do RJ não fogem muito à preferência nacional. Descubra a seguir!

 

Cursos mais procurados no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os cursos de Medicina, Direito e as diversas modalidades de Engenharia estão entre os mais procurados, seguindo a tendência geral dos cursos superiores mais procurados no Brasil.

Mas o Rio de Janeiro tem suas particularidades. No ranking do consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), que inclui as principais universidades públicas federais do estado, as engenharias ocupam o primeiro, segundo e quarto lugar na preferência local e dividem a lista com cursos da área de Humanas, como Pedagogia, Letras e História.

Além dos três tradicionais, temos alguns cursos incomuns figurando na lista: Relações Internacionais, Desenho Industrial, Geologia e Química Industrial.

Confira os 10 cursos mais procurados em concursos recentes de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro:

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

  1. Medicina
  2. Direito
  3. Engenharias (diversas modalidades)
  4. Odontologia
  5. Administração
  6. Relações Internacionais
  7. Química Industrial
  8. Psicologia
  9. Nutrição
  10. Química

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

  1. Medicina
  2. Jornalismo
  3. Relações Internacionais
  4. Desenho Industrial
  5. Psicologia
  6. Engenharia
  7. Direito
  8. Engenharia Química
  9. Engenharia Civil
  10. Geologia

Consórcio CEDERJ (inclui: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO)

  1. Engenharia de Produção - UNIRIO
  2. Engenharia de Produção - CEFET
  3. História – UNIRIO
  4. Engenharia de Produção – UFF
  5. Pedagogia – UNIRIO
  6. Pedagogia – UERJ – Nova Iguaçu
  7. Administração – UFRRJ – São Gonçalo
  8. Letras – UFF
  9. Administração – UFRRJ – Rocinha
  10. Pedagogia – UERJ – Belford Roxo

Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma das principais universidades privadas do Estado e uma das poucas que ainda fazem vestibular tradicional, o cenário é bastante diferente do que se observa nas universidades públicas. Aqui, o topo do ranking é ocupado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Veja a lista completa dos mais procurados:

  1. Arquitetura e urbanismo
  2. Direito
  3. Relações Internacionais
  4. Ciências Econômicas
  5. Artes Cênicas
  6. Ciências Biológicas
  7. Serviço Social
  8. Comunicação Social
  9. Psicologia
  10. Letras

 

Meu curso está entre os mais procurados. O que fazer?

A procura por um curso depende de inúmeras variáveis – de prestígio social da carreira até capacidade de absorção no mercado de trabalho. Se você já sabe o que pretende estudar, é recomendável levar em conta alguns fatores práticos antes de escolher a universidade ideal:

  • Observe o tipo de processo seletivo (Vestibular, Sisu, Enem, ProUni) que a instituição oferece. Todas as universidades públicas do Rio de Janeiro aderiram ao Sisu.
  • Verifique a reputação da universidade (nota do curso, reconhecimento no mercado) no Ministério da Educação (MEC).
  • Turno do curso (diurno, noturno). Alguns cursos noturnos são menos procurados.
  • Nível dos outros candidatos (concorrentes mais bem preparados aumentam a nota de corte).

Se o curso dos seus sonhos está entre os mais procurados do Rio de Janeiro, é bom ter em mente alguns pontos antes de encarar a concorrência:

  • Verifique a relação Candidato x Vaga ou a nota de corte das seleções anteriores da universidade para a qual você deseja entrar.
  • Durante o período de inscrições do Sisu e do ProUni, você pode consultar as notas de corte da edição em andamento e, se for preciso, mudar sua opção de curso para aumentar suas chances de conquistar uma vaga.
  • Saiba que estar bem preparado para enfrentar a concorrência é fundamental. Conseguir passar nos cursos mais procurados não é nada fácil, especialmente quando se disputa uma vaga com alunos de todo o Brasil. Por isso, não custa reforçar: estude bastante!

Para se ter uma ideia, nas edições recentes do Sisu a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) esteve entre as três mais procuradas do Brasil, com quase 140 mil inscrições!

A procura pelos cursos de Medicina, Direito e Engenharia é alta também nas universidades privadas, especialmente naquelas que participam do ProUni. Por esse Programa, os candidatos com melhores notas no Enem podem ganhar uma bolsa e estudar gratuitamente em uma faculdade particular.

Além do ProUni, muitas universidades privadas estão substituindo as provas do Vestibular pela simples apresentação da nota do Enem.

Cada instituição tem as suas próprias regras de seleção. Consulte o edital do processo seletivo da faculdade e veja se a sua pontuação no Enem poderá garantir uma vaga no curso desejado.

 

Onde estudar no Rio de Janeiro

Não custa lembrar: antes de escolher um curso em alguma universidade do Rio de Janeiro, verifique se a instituição possui reconhecimento do MEC, para que seu diploma tenha validade.

Conheça algumas das principais instituições de ensino em Rio de Janeiro credenciadas pelo MEC:

 

Veja também:

Faculdades no Rio de Janeiro

Está pensando em concorrer a uma vaga em algum dos cursos mais procurados do RJ? Qual deles? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo