Radiologia é um dos cursos superiores de tecnologia mais procurados do Brasil. O bom campo de trabalho e a possibilidade de ganhar salários bacanas estão na mira dos mais de 20 mil estudantes que fazem esta graduação atualmente.
A duração é de três anos e o curso é oferecido por quase 100 instituições em todo o Brasil – 6 estão no Rio, principalmente na capital e na área metropolitana.
Dentre essas, algumas são bem avaliadas pelo MEC. Conheça a seguir as melhores faculdades de Radiologia do Rio de Janeiro e o que esta carreira tem a oferecer a quem quer entrar na área!
São quatro as faculdades de Radiologia do RJ mais bem avaliadas pelo MEC. Elas estão principalmente na capital e na região metropolitana do Rio. Todas as instituições são privadas. Nenhuma faculdade pública oferece este curso no estado. Conheça:
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu e Petrópolis.
Telefone: 4003 6767
Universidade Iguaçu (UNIG)
Cidades: Nova Iguaçu e Itaperuna
Telefone: (21) 2765-4000
Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)
Cidades: Duque de Caxias e Nova Iguaçu
Telefone: (21) 3219-4040
Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE)
Cidade: Petrópolis
(24) 2244-6464
Como no Rio de Janeiro existem poucas faculdades de Radiologia, a saída para muita gente que quer seguir esta carreira é buscar uma instituição fora do estado. Existem várias universidades em estados próximos ao RJ que oferecem essa graduação, algumas inclusive muito bem avaliadas pelo MEC. Conheça:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Cidades: São Paulo e São Bernardo do Campo (SP)
Tipo: Particular
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Cidade: São Paulo (SP)
Tipo: Particular
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Cidade: Franca (SP)
Tipo: Particular
O curso de Radiologia é de formação tecnológica e dura em média três anos. É encontrado em 97 instituições de ensino no Brasil. A imensa maioria, 86 delas, na rede privada.
A ideia do curso é formar profissionais capazes de entender o processo e operar equipamentos radiológicos como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.
Além de dominar tudo sobre as tecnologias e métodos de radiologia, o aluno também se prepara para encarar um mercado cheio de possibilidades em diferentes ramos de atuação – o que muita gente nem imagina quando ouve falar do curso de Radiologia pela primeira vez.
O mercado de trabalho para tecnólogos em Radiologia passou a crescer desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a contratação de profissionais formados nesse curso para operar equipamentos em hospitais, laboratórios e clínicas médicas.
Esta medida tem por objetivo garantir a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados no que diz respeito ao diagnóstico por imagem.
O crescimento das redes de hospitais públicos e privados pelo país também ajudou a dar uma turbinada na carreira do tecnólogo em Radiologia.
Mas o campo de trabalho é ainda mais amplo. Há oportunidades também em:
As melhores oportunidades ainda estão nos grandes centros urbanos, por terem a maior quantidade de hospitais e clínicas. Mas cada vez mais surgem trabalho no interior do País, especialmente nos hospitais públicos de cidades de pequeno e médio porte.
Quem pensa que o profissional de radiologia só prepara e opera máquinas, vai se surpreender com a quantidade de atividades que pode ser desenvolvidas por ele. Confira algumas:
Veja também:
Você vai fazer Radiologia no Rio? Em qual faculdade? Conte para a gente nos comentários!
27/11/2018
01/11/2018
17/07/2018
25/11/2017
25/11/2017
25/11/2017
25/11/2017
25/11/2017
25/11/2017
25/11/2017
Deixe seu comentário: