dcsimg

Vestibular em

Melhores faculdades de Engenharia do RJ

A grande demanda por engenheiros dos mais variados ramos no mercado brasileiro botou a profissão novamente em evidência nos últimos anos, fazendo com que a procura pelas graduações na área aumentassem em todo o país. A aplicação dos conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, desde os sistemas de produção de alimentos ou de petróleo até a construção civil, química ou naval, está ligada diretamente a um novo aporte para o desenvolvimento tecnológico do país.

Desse modo é possível imaginar que a Engenharia continue em alta por muitos anos. Se você é um estudante que mora no Rio de Janeiro e pretende seguir esta carreira, é bom saber quais são as melhores instituições de nível superior para graduar-se em Engenharia. Confira!

UFF - Universidade Federal Fluminense

Curso de destaque: Engenharia Ambiental

A instituição fluminense ocupa uma posição de destaque na Engenharia Ambiental, ramo que estuda os problemas ambientais de forma integrada e procura soluções sustentáveis para tais impactos, a fim de evitar ou minorar os danos ao meio ambiente. Além disso, tem o curso de Engenharia de Produção considerado o melhor entre as instituições cariocas. A UFF ainda oferece muitos outros ramos de Engenharia, mas os destaques, hoje em dia, ficam por conta das áreas de Petróleo e de Telecomunicações.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso de destaque: Engenharia Civil

A maior universidade federal do país, e a mais antiga do Rio de Janeiro, constitui um centro de excelência no ensino e pesquisa que, como não poderia ser diferente, apresenta alta qualidade em vários ramos da Engenharia. É o caso da Engenharia Civil, área na qual se projeta, gerencia e executa obras, e da Ambiental, que estão entre os melhores cursos do Brasil. A quantidade de cursos na instituição é absurdamente grande, e as graduações apresentam ótima qualidade ainda nas áreas de Engenharia de Alimentos, Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Eletrônica, Naval, Química, Mecânica, e Engenharia Elétrica e Eletrônica.

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso de destaque: Engenharia de Alimentos e Florestal

Esta centenária universidade federal brasileira, que fica no município de Seropédica, foi aquela que estabeleceu as bases do ensino agropecuário do Brasil, e seu excelente aproveitamento se mantém vivo nas Engenharias de Alimentos e Florestal, principalmente.

PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Curso de destaque: Engenharia de Produção

A mais famosa instituição superior privada confessional carioca tem destaque especial nas áreas de Engenharia Ambiental, Civil, de Petróleo, Mecânica e de Produção. O bom curso de Engenharia Elétrica tem ênfase em Telecomunicações, e há ainda uma singular periodização em Engenharia em Nanotecnologia.

IME - Instituto Militar de Engenharia

Curso de destaque: Engenharia Aeronáutica

Esta instituição acadêmica de nível superior pertencente ao Exército brasileiro é considerada um centro de excelência no ensino da Engenharia, bem vista nacional e internacionalmente. O vestibulando tem a opção de se inscrever na graduação como carreira da ativa ou carreira da reserva, deparando-se com mais de uma dezena de ramos da Engenharia para estudar. Maior realce fica para os ramos de Engenharia Aeronáutica e de Eletrônica, apreciados como os melhores do Brasil, e ainda nas áreas de Engenharia Civil e de Materiais, ambas classificadas entre os mais importantes do país.

Vale dizer ainda que a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e a UNIFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) têm excelentes níveis (na faixa 4, de um máximo de 5) no CPC - Conceitos Preliminares de Curso (índices de avaliação qualitativa feitos pelo MEC) nas áreas de Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, respectivamente.

E então, já escolheu qual Engenharia vai estudar e para onde vai prestar o processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo