dcsimg

Vestibular em

Melhores faculdades de Administração do RJ

O curso de Administração forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. O administrador define estratégias e gerência o cotidiano de uma organização, estabelecendo metas e apontando como cumpri-las.

Suas atividades são bastante variadas. Ele lida com a seleção de funcionários, com o relacionamento da empresa com os empregados e coordena os recursos materiais da organização, dentre outras funções. Por isso, é um profissional cuja alta qualificação é cada vez mais importante para o mercado, o que explica a quantidade de faculdades de administração que se espalham pelo país.

Quer saber quais são os melhores cursos de Administração do Rio de Janeiro conforme a nota do Enade? Confira abaixo!

Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

Curso de destaque: Administração Pública

Localizada no coração do Rio de Janeiro e integrante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Ebape foi considerada pelo MEC a melhor faculdade de Administração do país em 2013. O resultado foi apontado pelo Índice Geral dos Cursos (IGC), calculado pelo Inep. No ranking geral, com todos os cursos de todas as instituições superiores do Brasil, a Ebape figurou na 5ª posição.

O curso de Administração dura quatro anos e visa formar profissionais para instituições públicas e privadas. Para isso, conta com grande estrutura tecnológica, com laboratórios de informática e salas de aula equipados com aparelhos avançados, como no Núcleo de Salas, e cinco auditórios para realização de eventos.

Conceito no Enade: 5

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso de destaque: Administração de Empresas

Oferecido pelo Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), o curso de Administração da UFRJ foi o primeiro a adotar uma orientação educacional inovadora, na qual a capacidade estratégico-gerencial é enfatizada, numa perspectiva mais global e com ampla visão social.

O curso foca áreas como marketing, administração internacional, recursos humanos e estratégia empresarial. Para se formar, é necessário, além da monografia, um estágio numa empresa pública ou privada.

Conceito no Enade: 5

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Campus Seropédica)

Curso de destaque: Administração

O curso de Administração do Campus Seropédica não é antigo (foi criado em 2007), mas já prima pela excelência. Com disciplinas como Matemática financeira, Administração estratégica e Gestão de pessoas, visa formar profissionais capazes de atuar nas diversas funções exigidas por uma organização.

São necessários 8 períodos para se formar, o que inclui as disciplinas obrigatórias e as optativas, como Dinâmica de grupo, Psicologia geral e Marketing de serviços.

Conceito no Enade: 5

Faculdade de Economia e Finanças Ibmec

Curso de destaque: Administração de Empresas

Presente em várias regiões do Brasil, o Ibmec foi fundado há mais de 40 anos no Rio de Janeiro. A tradição e a experiência no ensino a credenciam como uma das melhores faculdades de Administração do país.

O Ibmec prepara os profissionais para o mercado de trabalho ou para a atividade empreendedora por meio de uma mescla entre disciplinas fortemente teóricas e outras instrumentais, com ênfase em Finanças e Administração Estratégica. Alguns de seus diferenciais são o fomento ao networking e os convênios internacionais com importantes escolas ao redor do mundo.

Conceito no Enade: 5

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de destaque: Administração

No curso, que dura oito períodos, ingressam 60 estudantes por semestre. No primeiro, a turma estuda no turno matutino; no segundo, vai para o noturno.

Mesmo obtendo nota máxima no Enade, o curso da UERJ tem mudado sua proposta, buscando possibilitar ao estudante um aprofundamento nas grandes áreas da administração, que seriam operações e mercado, gestão financeira e gestão pública.

Conceito no Enade: 5

Agora, é conhecer mais as faculdades e os cursos e começar a estudar para ingressar na que mais te interessar! Tem experiência com alguma delas? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo