dcsimg

Vestibular em

Melhores cursos de MBAs do RJ

Para valorizar ainda mais o currículo, especialistas em mercado de trabalho são unânimes quando dizem o que um MBA pode acrescentar na carreira de quem já fez um curso como este. Carlos Faccina, consultor de carreira e responsável pelo blog Carreira 2.0, de Época NEGÓCIOS, diz que “um profissional com MBA está aberto para mudanças e se adapta facilmente a novos projetos. Tem menos medo de arriscar, e de errar. E também tem mais segurança nas decisões, pois elas estão embasadas na sua formação mais completa”.

Observação: O termo MBA nasceu nos Estados Unidos. É a sigla para Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios). Todos os cursos de especialização na área de negócios recebem este nome (MBA).

Abaixo segue uma relação dos melhores MBAs do Rio de Janeiro, cujo critério de avaliação levou em consideração os seguintes itens:

  1. Corpo docente composto de 50% de mestres, doutores ou PhDs (aqueles que concluem doutorado no exterior);
  2. Carga horária de no mínimo 480 horas;
  3. Ter parcerias internacionais
  4. Possuir selos de qualidade – credenciamento das grandes avaliadoras internacionais (AACSB e a Arriba, dos Estados Unidos, a Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão – EFMD e a AMBA – Fundação Internacional dos MBAs, entre outras).

1. COPPEAD (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro) – MBA Executivo

Considerado o melhor do Rio de Janeiro, foi incluído pela nona vez no ranking do Financial Times, sendo novamente a única escola de negócios latino-americana classificada entre as cem melhores do mundo em mestrado em tempo integral, segundo a publicação.

A carga horária é de 36 meses.

Não temos informações sobre o valor do curso, mas o COPPEAD oferece bolsas de estudo financiadas pelos principais órgãos de fomento do país: CNPq, Capes e Faperj.

Possui selos de certificação do European Quality Improvement System (Equis) e do Sistema de Acreditação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). É Fundador e membro da Alianza Latinoamericana de Escuelas de Negocios (Aladen) (aliança latino-americana para parceria acadêmica em educação e desenvolvimento gerencial). Participam também outras escolas de negócios de grande prestígio, como: Instituto Tecnológico de Monterrey (Egade), no México; Universidad de los Andes (Uniandes), na Colômbia; Intituto de Estudios Superiores de Administración (Iesa), na Venezuela; e CENTRUM Católica Graduate Business School.

O COPPEAD é membro da European Foundation for Management Development (EFMD), que congrega cerca de 650 membros entre as principais corporações e escolas de negócios do mundo e é membro ainda da The Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB International), associação internacional com mais de 1.100 membros em mais de 70 países, englobando as melhores escolas de administração e negócios do mundo.

Saiba mais sobre o curso acessando: http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/projetos-executivos/mba-executivo/

2. IBMEC do Rio de Janeiro – MBA em Gestão de Negócios

O curso de MBA executivo de Gestão de Negócios possui carga horária de 526 horas, e sai por volta de 32 mil reais. O material didático é fornecido pela instituição e as aulas vão desde marketing até administração financeira.

O corpo docente conta com executivos e profissionais de grandes corporações com formação nas melhores universidades do Brasil e do exterior.

Disponibiliza intercâmbios internacionais com escolas de ensino superior na Europa e nos EUA, como Université Paris Dauphine, Universidade de Coimbra, Université Pierre Mendès, Université de Strasbourg, University of Arkansas, École de Management de Normandie, Universidade Lusíada de Lisboa, Universidad Carlos III de Madrid, Universidade Nova de Lisboa, The University of Waikato, Claremont Graduate University e Universidad de Huelva.

O IBMEC tem credenciamento internacional pela Association of MBAs (AMBA).

Para saber mais,  acesse: http://www.ibmec.br/site/Detalhe-Curso-MBA/rio-de-janeiro/centro/Pos-Graduacao-Lato-Sensu/MBA-Executivo/Gestao-de-Negocios2

3. FGV (Fundação Getúlio Vargas) - MBA em Gestão Empresarial

Embora a carga horária seja um pouco menor (432 horas), e os cursos ainda não possuam credenciais internacionais, o curso da Fundação Getúlio Vargas não deixa absolutamente nada a desejar dos outros aqui listados.

O valor total sai por volta de 28 mil reais e pode ser parcelado.

Possui parceria com várias entidades internacionais em diversos países, como China, Estados Unidos, Itália, França e Portugal.

Para saber mais sobre o curso, acesse a página: http://mgm-rio.fgv.br/cursos/mba-gestao-empresarial

4. UVA (Universidade Veiga de Almeida) - MBA de Administração de Marketing e Comunicação Empresarial

Considerado o melhor curso de MBA na área de Marketing, o curso da UVA possui o custo total em torno de 9 mil reais e carga horária de 15 meses.

É o único no Rio de Janeiro que reúne em um único curso as áreas de Marketing e de Comunicação para que possa atender à demanda por soluções rápidas e criativas na gestão da informação e da comunicação.

Não temos informações sobre credenciais.

Para saber mais sobre o curso acesse o endereço eletrônico: http://www.uva.br/cursos/pos-graduacao/mba-em-administracao-de-marketing-e-comunicacao-empresarial

5. PUC-Rio (Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro) – MBA em Management

Embora tenha carga horária inferior ao que citamos em nosso critério de avaliação (440 horas, cerca de 16 meses), este curso não deixa nada a desejar dos demais MBAs executivos.

Corpo docente composto de mestres e doutores, todos com ampla experiência de mercado, sendo alguns deles membros de escolas de negócios e universidades internacionais.

Possui convênios com instituições nos Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai e Portugal.

Não temos informações sobre as credenciais do curso.

Para saber mais, acesse: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/espmanag.html

 

Independente de qual seja o curso escolhido, será necessário dispor de muito tempo e dedicação para que o MBA cumpra o papel na sua vida profissional: alavancar o seu desenvolvimento.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo