dcsimg

Vestibular em

Descubra tudo sobre o FIES no RJ

Com o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, aproximadamente 2 milhões de pessoas em todo o Brasil puderam fazer um curso superior em uma faculdade particular de qualidade.

Muitas delas, com um diploma em mãos, já vislumbram um futuro mais promissor.

Todos os semestres, o FIES abre novas oportunidades para quem também quer investir em sua própria formação, com valores acessíveis e condições facilitadas.

E isso vale para graduações de todas as áreas do conhecimento – até Medicina!

Para realizar esse sonho, fique atento a tudo o que diz respeito ao FIES no Rio de Janeiro.

Vamos dar uma olhada?

Como é o FIES no RJ

O FIES é um programa nacional, por isso seu funcionamento é o mesmo em todo o país — inclusive no Rio de Janeiro!

Com ele, os estudantes têm a oportunidade de financiar a longuíssimo prazo um curso superior com uma taxa de juros bem abaixo da que é praticada no mercado.

Além de tudo, a dívida só começa a ser cobrada depois da formatura, quando muito provavelmente o estudante já estará inserido no mercado de trabalho, exercendo a profissão escolhida e recebendo melhores salários.

Hoje, o FIES tem diversas formas de conceder o crédito estudantil. Com base em uma complexa fórmula matemática que leva em conta fatores socioeconômicos, o programa define se irá financiar todo o curso ou apenas parte do valor.

De qualquer forma, ainda é bastante vantajoso frente a outras opções disponíveis no mercado.

Para receber o financiamento, o interessado terá que encarar um processo seletivo que usa como critério de classificação o desempenho no Enem.

Durante a seleção, cada participante pode optar por até três cursos com vagas disponíveis na faculdade escolhida – mas só vai financiar um.

São quatro dias seguidos de inscrições. O processo é 100% digital. Nesse período, é preciso ficar de olho na disponibilidade da vaga, já que candidatos com pontuações mais altas no Enem podem aparecer para tomar seu lugar.

Se isso acontecer, dá para mudar de opção quantas vezes for necessário, até um minuto antes do encerramento do processo seletivo. O resultado da aprovação sai poucos dias depois.

Datas do FIES no RJ

A abertura das inscrições para o FIES não tem data certa para acontecer – muda a cada semestre.

Mas é certo que uma edição, a maior delas, ocorre no início do ano, por volta do mês de fevereiro, poucas semanas depois da divulgação dos resultados do Enem e da realização de outros processos seletivos, como o Sisu e o ProUni.

A segunda, que tem uma quantidade menor de vagas, acontece no mês de julho, no início do segundo semestre.

É preciso ficar de olho nas datas divulgadas pelo MEC para não perder a chance.

A inscrição do FIES no RJ

Como a gente já adiantou lá em cima, a seleção do FIES acontece inteiramente pela internet. Tudo é feito no site oficial do programa.

Os interessados só vão conseguir se inscrever se o processo seletivo estiver aberto (veja os períodos acima).

Para participar, o candidato só precisa, inicialmente, digitar seu CPF e data de nascimento.

O sistema de inscrições está ligado ao banco de dados do Enem e vai verificar automaticamente se o candidato atende aos requisitos de desempenho no Exame (veja quais são no próximo tópico). Se estiver tudo certo com essa primeira verificação, o participante terá de informar dados de contato e completar informações a respeito da renda de cada membro do seu grupo familiar.

Ao conseguir aprovação no FIES, o candidato tem um prazo para levar toda a documentação necessária à faculdade. Depois, será necessário se dirigir a um dos bancos credenciados para fazer a contratação formal do financiamento.

Quem pode e quem não pode solicitar o FIES no RJ

O FIES tem algumas exigências de participação. Veja se você se encaixa nos critérios:

  • Fez o Enem e obteve nota de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Vale qualquer edição a partir de 2010.
  • Apresenta renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos per capita.
  • Concluiu o ensino médio.

Não podem participar os candidatos que estejam inadimplentes com o FIES ou CREDUC, quem já tenham financiamento ativo do FIES ou bolsa integral pelo ProUni.

Cursos que o FIES oferece no RJ

Todo semestre a lista de cursos ofertados pelo FIES no Rio de Janeiro muda. Mas há aquelas graduações que estão sempre presentes.

Entre os cursos de bacharelado, dá para encontrar, por exemplo, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, Psicologia, etc.

Entre as licenciaturas, Artes, Educação Física, Letras, Pedagogia, Sociologia, Química, História, Física, Matemática, etc.

Entre os tecnólogos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Radiologia, Segurança no Trabalho, Turismo, etc.

Onde fazer um curso com o FIES no RJ

Pode tentar o FIES com segurança: o programa só concede financiamento em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que o reconhecimento do seu diploma no mercado de trabalho está mais do que garantido!

Por enquanto, só dá para financiar cursos presenciais.

No Rio de Janeiro há uma boa variedade de faculdades participantes. Dê uma olhada:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
  • Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Universidade Castelo Branco (UCB)
  • Centro Universitário Unicarioca (UNICARIOCA)
  • Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Como o FIES é um programa nacional, você também pode escolher estudar numa faculdade de outro estado (caso esteja pensando em mudar de cidade, claro).

A gente trouxe algumas de fora do RJ para você conhecer:

 

Veja também:

Conheça as opções de bolsas de estudos pra quem mora no RJ

Está de olho no financiamento do FIES? Em qual curso? Conte para a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo