dcsimg

Vestibular em

Faculdades que aceitam o FIES no RJ

O FIES é uma iniciativa do Governo Federal que oferece financiamento estudantil a juros baixos (6,5% ao ano) para universitários brasileiros. O Programa tem abrangência nacional e já beneficiou cerca de 2 milhões de estudantes, que só precisam começar a pagar a dívida depois de formados.

 

Criado em 1999, o FIES mudou bastante em 2015. Antes, bastava cumprir os requisitos e apresentar a documentação necessária para ganhar o financiamento. Agora, o número de vagas é limitado e o candidato deve concorrer a uma vaga.

 

O novo processo seletivo do FIES exige que o estudante cumpra os seguintes requisitos:

  • Não possuir diploma de nível superior.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. A apresentação da nota do Enem vale para estudantes que se formaram a partir de 2010. Quem concluiu o ensino médio antes de 2010, ou é professor efetivo da rede pública de ensino básico solicitando financiamento para curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia está dispensado de ter feito o Enem.

Você se encaixa nos critérios para pedir o financiamento estudantil do Governo Federal para pagar a mensalidade da universidade privada? Então confira quais são as instituições que aceitam o FIES no Rio de Janeiro!

 

Faculdades que participam do FIES no RJ

Podem participar do FIES somente instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC, com nota satisfatória no Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As notas vão de 1 a 5 e a nota 3 é considerada satisfatória. O MEC declarou que vai priorizar cursos de qualidade para conceder o financiamento. Por isso quanto mais alta a nota do curso, maior a probabilidade de haver mais vagas do FIES.

O número de vagas disponíveis e os cursos participantes em cada faculdade mudam semestralmente, a cada edição do Programa.

No Rio de Janeiro, são dezenas de instituições participantes.

Conheça algumas das principais:

 

Como encontrar uma faculdade participante do FIES no RJ

As inscrições para o processo seletivo do FIES abrem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Somente na época das inscrições é que se pode saber exatamente quais são as vagas disponíveis nos cursos das universidades participantes.

Durante o período de inscrições, portanto, você poderá consultar as faculdades participantes do FIES no Rio de Janeiro acessando o site do FIES.

 

Veja também:

Faculdades do RJ que aceitam ProUni

 

Vai pedir o FIES no RJ? Compartilhe suas ideias conosco!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo