Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A programação do III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica continua nesta quarta-feira

A programação do III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica continua nesta quarta-feira, 29. Minicursos para os alunos aconteceram no Instituto Federal Fluminense.

Os minicursos foram realizados simultaneamente no IF Fluminense. Na sala 103, bloco F, os estudantes participaram da palestra sobre Geo Processamento com o professor José Augusto Ferreira da Silva, Geógrafo e Coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do IFF.

O Geógrafo iniciou a palestra falando sobre a introdução ao Geo Processamento, a importância de suas ferramentas para a gestão do território e seus conceitos elementares, como auxílio a gestões públicas; entre eles: prefeituras, estados e de âmbito nacional. Foram destacadas também, as ferramentas para a gestão ambiental, como forma de gerenciar as atividades do meio natural e antropisados.

Já no auditório Miguel Ramalho, aconteceu o minicurso sobre a pesquisa na área de educação com o tema “Indissociabilidade: construindo a nova institucionalidade”, e foi ministrado pela Acacia Zeneida Kuenzer da Universidade Federal do Paraná. A pesquisadora falou para os estudantes e professores presentes que pesquisar é uma paixão e o bate papo promovido durante o evento ajuda a construir a crítica social, algo muito importante para o profissional.

De acordo com Acacia, a pesquisa é um processo estimulante. “Quanto mais eu pesquiso, menos eu sei. Através da pesquisa, você pode fazer alguma coisa pelo seu país”, finalizou.

Uma amostra de alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos bolsistas do PIBIC e PIBIT foi feita antes dos minicursos. Ainda nesta quarta-feira, às 16h, serão expostos e avaliados vários trabalhos na sessão de banners e protótipos, no Instituto Federal Fluminense.

Fonte: Minsitério da Educação Online

Show CommentsClose Comments

Leave a comment